Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Colômbia fica no empate com o Chile em dia de lesões de Bravo e Mina

Equipes não saíram do 0 a 0, em Barranquilla. Zagueiro do Palmeiras sentiu dores na coxa esquerda e pode virar problema para a sequência do Brasileirão

(Foto: Luis Acosta / AFP)
Escrito por

Colômbia e Chile decepcionaram os torcedores que estiveram no Estádio Roberto Meléndez, em Barranquilla. Em um jogo com poucas chances de gol e forte calor, as equipes ficaram no 0 a 0, pela 11ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Além do duelo aquém das expectativas, o goleiro Bravo saiu machucado e o zagueiro Yerry Mina, que atua no Palmeiras, sentiu a coxa esquerda. O colombiano pode virar problema para a reta final do Brasileirão.

O empate não muda muito a situação das seleções nestas Eliminatórias. A Colômbia ultrapassa o Equador (que enfrenta o Uruguai, em Montevidéu, nesta quinta-feira) e chega à terceira posição, com 18 pontos. Os chilenos ficam na quinta colocação, com 17, mas podem ser superados pela Argentina, que pega o Brasil, no Mineirão.

O forte calor em Barranquila prejudicou o futebol apresentado por Colômbia e Chile. O jogo ficou concentrado em grande parte do tempo nas intermediárias, com poucas chances de gol. A temperatura estava tão elevada que o árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio fez uma parada técnica para os jogadores se hidratarem.

Torcida chilena em Barranquilla (Foto: Luis Robayo / AFP)

O técnico José Pekerman ensaiou colocar Falcao García, que vem fazendo boa temporada no Monaco, como titular. No ataque, o comandante optou Borja, que vem sendo o carrasco de brasileiros em torneios sul-americanos atuando pelo Atlético Nacional. James Rodríguez e Cardona municiavam o centroavante. No Chile, Alexis Sánchez foi desfalque.

Com o duelo enroscado, os jogadores passaram a tentar arremates de fora da área. Em um deles, Vidal acertou chute perigoso, assustando Ospina. A Colômbia tinha dificuldades para criar. Era comum ver James Rodríguez voltando no campo defensivo para tentar arrumar o time.

Sem criatividade, a Colômbia utilizou um de seus pontos fortes para levar perigo a Bravo. Em falta cobrada pela esquerda, James colocou na cabeça de Murillo, que obrigou o goleiro do Manchester City a excelente defesa. De fora da área, Vargas testou Ospina, que pegou em dois tempos.

Vargas tenta o lance contra o zagueiro Murillo (Foto: Luis Acosta / AFP)

A jogada aérea foi novamente o trunfo da Colômbia. James lançou para a área, Aguilar desviou e Borja chutou, para outra excelente defesa de Bravo.

A Colômbia voltou do intervalo com Falcao García, que voltava à seleção após último ano fora. A presença do camisa 9 deixou os colombianos mais presentes no campo de ataque. Em um dos lances, Arías dividiu com Bravo, que ficou no chão. O jogo ficou paralisado por longo tempo para atendimento ao goleiro do Manchester City. Minutos depois, o goleiro chileno teve que ser substituído por Johnny Herrera, ex-Corinthians.

Os donos da casa eram mais presentes no ataque, mas não levavam perigo ao gol de Herrera. A maioria dos arremates era bloqueada pela defesa chilena. Por outro lado, a Roja tentava sair no contra-ataque para tentar matar o jogo. E conseguiu um, quando Vargas, um dos mais lúcidos do time, avançou e rolou para Fuenzalida chutar para fora.

Mina sente a coxa e preocupa o Verdão (Foto: Luis Acosta / AFP)

Pekerman foi para o tudo ou nada. Colocou o meia-atacante Macnelly Torres no lugar do zagueiro Yerry Mina. O palmeirense sentiu dores na coxa e preocupa para a partida diante da Argentina, na terça-feira, e para a sequência do Brasileirão com o Verdão.

Nem os nove minutos de acréscimos dado pelo árbitro - por conta da lesão de Bravo - foram suficientes para sair um gol em Barranquilla. Sem penetração na defesa chilena, os colombianos até tentaram com chutes de fora da área, mas não tiveram pontaria para sair com a vitória em casa.

FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA 0 x 0 CHILE

Local: Estádio Roberto Meléndez, Barranquilla (COL)
Data-hora: 10/11/2016 – 18h30
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (BRA)
Cartões amarelos:  Carlos Sánchez e Murillo (COL), Aránguiz e Roco (CHI)
Cartões vermelhos: Não houve

COLÔMBIA: Ospina; Arías, Yerry Mina (Macnelly Torres - 36'/2°T), Murillo e Farid Díaz; Carlos Sánchez, Aguilar, Berrío (Muriel - 18'/2°T), James Rodríguez e Cárdona; Borja (Falcao García - Intervalo). Técnico: José Pekerman.

CHILE
: Bravo (Johnny Herrera - 19'/2°T); Isla, Enzo Roco, Gonzalo Jara e Mena; Marcelo Díaz, Aránguiz (Gutiérrez - 28'/2°T) e Vidal (Hernández - 46'/2°T); Fuenzalida, Vargas e Beausejour. Técnico: Juan Pizzi.