Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Clubes se negam a jogar na Arábia Saudita e ameaçam boicotar Supercopa da Itália

Fiorentina e Napoli estão insatisfeitos com reformulação de calendário para que competição aconteça no Oriente Médio

Osimhen foi o artilheiro da última edição do Campeonato Italiano (Foto: MIGUEL RIOPA / AFP)
Escrito por

O jornal italiano "Gazzetta dello Sport" informou, nesta terça-feira, que a disputa da Supercopa da Itália está ameaçada. A competição está prevista para acontecer durante o decorrer da temporada 2023-24 na Arábia Saudita, mas Fiorentina e Napoli, dois dos quatro clubes qualificados, estudam realizar um boicote.

+ Veja como está a tabela do Campeonato Italiano

A Federação Italiana de Futebol (FIGC) decretou as novas datas do calendário da Serie A, para que os times possam viajar até o Oriente Médio. Além da dupla, Inter de Milão e Lazio também estão classificadas e os quatro times terão compromissos em Jidá entre os dias 21 e 25 de janeiro. Porém, os presidentes napolitano e fiorentino (Aurelio De Laurentiis e Rocco Commisso, respectivamente) estão pensando oficialmente em se retirar da competição, devido a questões de dinheiro e direitos televisivos na liga doméstica.

- Quem quer ir à Arábia para jogar a Supercopa é um idiota. Viram o que acontece em Israel? Pode haver um bloqueio aéreo naquela região. Percebem que vamos levar em quatro aviões 120 jogadores que valem tudo o que valem, só para ganhar mais alguns milhões? Por que não fazer isso no Estádio Olímpico? Não estou boicotando, mas apenas disse para pensarem isso com cuidado - afirmou De Laurentiis.

+ A sua carreira no futebol pode começar hoje. Garanta a sua vaga no curso Gestor de Futebol e capacite-se!

A decisão poderia trazer sanções à Viola e aos Partenopeus, traduzidas em perda de pontos na classificação do Campeonato Italiano. A FIGC já estuda substitutos para a dupla, tendo Milan e Atalanta como principais opções por terem sido os mais bem colocados, tirando os já qualificados para a Supercopa, na Serie A de 2022-23.

Esta será a primeira edição da Supercopa Italiana envolvendo quatro clubes, sendo os dois finalistas da Copa da Itália e os dois primeiros na liga. A Arábia Saudita, porém, já recebeu a disputa em três oportunidades: 2018, 2019 e 2022-23, presenciando conquistas de Juventus, Lazio e, na mais recente, a vitória da Internazionale sobre o Milan por 3 a 0 em Riade.