Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Na China, time de Luis Fabiano, Jadson e Geuvânio conquista o acesso à Primeira Divisão

Tianjin Quanjian conquistou o título da Segundona do país neste sábado

Tianjin vence e conquista a Segundona da China (Foto: Divulgação)
Escrito por

A missão foi cumprida. Este é o sentimento dos brasileiros Jadson, Geuvânio e Luis Fabiano que, nesta madrugada, tiveram mais uma vez uma grande atuação e foram determinantes para o acesso inédito do Tianjin Quanjian à primeira divisão do Campeonato Chinês. Em jogo contra o Meizhou Hakka, em casa, a equipe comandada pelo técnico Fabio Cannavaro venceu por 3 a 0, com um gol e duas assistências de Luis Fabiano, um gol de Jadson e mais uma participação em gol de Geuvânio. Além de garantir uma vaga na elite do futebol chinês em 2017, a equipe também faturou o título da segunda divisão.

- Viemos à China com a missão de colocar o Tianjin na primeira divisão e conseguimos. Isso me deixa com o sentimento de dever cumprido e satisfeito com o desempenho que apresentamos ao longo de todo o torneio - comemora Luis Fabiano, que foi o principal jogador do Tianjin Quanjian no histórico acesso, já que termina a competição como o artilheiro isolado, com 22 gols – média de 0,78 gol por partida –, e também segue sendo o atleta que mais gols fez em todo o futebol chinês nesta temporada, tendo marcado 23 vezes (22 na segunda divisão e um na Copa da China) – ele supera o compatriota Ricardo Goulart, que defende o Guangzhou Evergrande e, até aqui, tem 22 gols no ano.

Em casa, num estádio lotado, o Tianjin Quanjian começou com tudo a partida contra o Meizhou Hakka. Logo aos 5 minutos, após boa jogada pela direita, o goleiro rebateu a bola para o meio da área e Luis Fabiano, oportunista, pegou o rebote e mandou de primeira para abrir o marcador. Ainda no primeiro tempo, aos 42 minutos, saiu o segundo gol. A jogada começou com uma tabela entre Geuvânio e Jadson e terminou com assistência de Luis Fabiano para o gol de Xuri Zhao.

Por fim, já no segundo tempo e com o acesso e o título sacramentados, aos 44 minutos, Luis Fabiano deu mais uma assistência – desta vez para Jadson – e, assim, o Fabuloso fechou com chave de ouro sua atuação no jogo e, especialmente, no campeonato.

A campanha do Tianjin Quanjian foi irreparável. A equipe dos brasileiros alcançou o acesso ao chegar aos 59 pontos na tabela e obter números que fazem jus ao título. Foi o segundo time que mais venceu (18 vitórias), o que menos perdeu (apenas sete derrotas), o melhor ataque do campeonato (61 gols), a defesa menos vazada (27 gols) e o melhor saldo de gols disparado (+34).

O aproveitamento de pontos do time no torneio foi de 65%. Além disso, o Tianjin Quanjian foi o time que mais vezes ficou na primeira colocação da segunda divisão chinesa durante a competição. Afinal, das 30 rodadas disputadas, o time esteve na liderança em 12, tendo feito, também, um segundo turno praticamente perfeito, com 12 vitórias, 1 empate e apenas 3 derrotas em 16 jogos disputados.

E outro grande responsável por esses números tão positivos foi o meia-atacante Geuvânio. O ex-santista, que participou do segundo gol do jogo nesta madrugada, teve uma estatística impressionante nesta campanha vitoriosa. Afinal, ele participou de nada mais nada menos que 57% dos gols de sua equipe na segunda divisão da China – teve participação em 35 dos 61 gols do Tianjin. De quebra, marcou 9 gols e deu 7 assistências no decorrer da competição.

- A sensação de estar presente em um momento inédito é tão importante para o clube é muito boa. Não foi fácil, mas conseguimos conquistar nosso objetivo. Agora é hora de comemorar - ressalta Geuvânio.