Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Colômbia
escudo default
0
(4)
(5)
0
escudo default
Chile

Chile tem gols anulados, mas vence Colômbia nos pênaltis e vai à semi

Com auxílio do árbitro de vídeo, chilenos tiveram dois gols bem anulados e tempo normal terminou em 0 a 0 nas quartas da Copa América. Nos pênaltis, chilenos vencem por 5 a 4

Nelson ALMEIDA / AFP
Escrito por

E a Copa América tem mais um semifinalista confirmado. Após empatar no tempo normal em 0 a 0, o Chile superou a Colômbia em 5 a 4 na cobranças de pênaltis, avançando nestas quartas de final da competição. A partida, disputada na noite desta sexta-feira, na Arena Corinthians, em São Paulo (SP), contou com dois gols chilenos bem anulados com o auxílio do árbitro de vídeo. Alexis Sánchez fez o gol da classificação na disputa das penalidades.

A partida teve um atraso de 20 minutos para o seu início, autorizado pela Conmebol, por conta do trânsito de São Paulo que fez a seleção do Chile atrasar sua chegada na Arena Corinthians. Com o resultado, o Chile aguarda para a semifinal o vencedor de Uruguai e Peru, que fazem a última quartas de final da Copa América neste sábado. Esta semi está programada para ocorrer na quarta-feira, na Arena do Grêmio. O outro finalista sairá do confronto entre Brasil e Argentina, que duelam na terça-feira, no Mineirão.

VAR EM AÇÃO
Depois de boas campanhas na fase de grupos da Copa América, Colômbia e Chile começaram alternando oportunidades de gol nesta partida de quartas de final. Roger Martínez, a favor dos colombianos, e Aránguiz, pelos chilenos, foram protagonistas destas chances nos primeiros minutos do encontro. Aos 15 minutos, Aránguiz chegou a abrir o marcador para o Chile, mas com o auxílio do vídeo, corretamente, o árbitro Néston Pitana anulou assinalando impedimento de Alexis Sánchez, autor da assistência. Decisão de mais um semifinalista começava a todo vapor.

CENAS LAMENTÁVEIS
No decorrer do primeiro tempo, o Chile foi mostrando uma superioridade técnica, conseguindo aproveitar mais espaços colombianos, levando, consequentemente, um maior perigo ao gol adversário. Os ânimos ficavam cada vez mais acirrados que o duelo acabou tendo cenas lamentáveis aos 31 minutos, quando Mina e Alexis Sánchez se estranharam e o árbitro precisou intervir rapidamente para acalmá-los. Maripán e Arturo Vidal ainda tiveram chances de abrir o placar antes do intervalo, mas o primeiro tempo acabou terminando sem gols.

VAR EM AÇÃO - MAIS UMA VEZ
As seleções mantiveram o ritmo do primeiro tempo na volta para a etapa final. James Rodríguez, pelo lado da Colômbia, e Vargas, pelo lado do Chile, levaram perigo na busca do gol nos minutos iniciais, até que aos 25 minutos o árbitro de vídeo entrou novamente em ação. Alexis Sánchez recebeu na grande área, a bola bateu em Maripan e Arturo Vidal, oportunista, mandou forte e estufou as redes de Ospina. Depois da consulta ao vídeo, corretamente, o árbitro viu que a bola bateu na mão de Marinpan antes da finalização de Vidal e anulou outro gol do Chile no jogo.

EMOÇÃO NOS PÊNALTIS
O jogo acabou terminando no tempo normal no empate sem gols - o que acabou levando a disputa da vaga na semifinal para as penalidades. E a festa ficou para os torcedores do Chile, vencendo a cobrança de pênaltis por 5 a 4. James Rodríguez, Cardona, Cuadrado e Mina converteram para a Colômbia - Tesillo errou, mandando para fora. Arturo Vidal, Vargas, Pulgar, Aránguiz e Alexis Sánchez converteram para o Chile. Termina a Copa América para os colombianos e os chilenos avançam, fazendo jus ao desempenho apresentado no tempo regulamentar.

FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA 0 (4) X (5) 0 CHILE


Estádio: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data/hora: 28/6/2019, 20h20 (de Brasília)
Árbitro: Néstor Pitana (ARG) - Nota LANCE!: 7,0 (um desempenho exemplar, anulando dois gols do Chile corretamente com o auxílio do vídeo)
Assistentes: Hernan Maidana (ARG) e Juan Belatti (ARG)
Árbitro de vídeo: Fernando Rapallini (ARG)
Público/renda: 41.692 pagantes/R$ 8.971.600,00
Cartões amarelos: Medina, Cuadrado, James Rodríguez (COL) e Aránguiz, Arturo Vidal (CHI)
Cartão vermelho: -

GOL: -
PÊNALTIS: James Rodríguez (1-0), Arturo Vidal (1-1), Cardona (2-1), Vargas (2-2), Cuadrado (3-2), Pulgar (3-3), Mina (4-3), Aránguiz (4-4), Tesillo (4-4) e Alexis Sánchez (4-5)

COLÔMBIA: Ospina, Medina, Davinson Sánchez, Mina e Tesillo; Barrios, Uribe (Cardona 21'/2ºT) e Cuadrado; James Rodríguez, Falcao (Duván Zapata 31'/2ºT) e Roger Martínez (Luis Díaz 35'/2ºT).​ Técnico: Carlos Queiroz.

CHILE: Arias, Isla, Gary Medel, Maripán e Beausejour; Pulgar, Aránguiz e Arturo Vidal; Fuenzalida (Pavez 29'/2ºT), Vargas e Alexis Sánchez. Técnico: Reinaldo Rueda.