Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Chelsea vence, vai às oitavas e manda o Porto para a Liga Europa

Dínamo de Kiev derrota o Maccabi Tel Aviv e também se classifica

Chelsea passou de fase e eliminou o Porto (foto:AFP)
Escrito por

Se o Chelsea do Campeonato Inglês está em crise, o da Liga dos Campeões vai muito bem. E nesta quarta-feira, não levou sustos no Stamford Bridge contra o Porto, venceu bem por 2 a 0, gols de Marcano (contra) e Willian, e se garantiu nas oitavas de final da competição. Como o Dínamo de Kiev derrotou o Maccabi Tel Aviv em casa por 1 a 0, os ucranianos também passaram de fase, e o Dragão vai para a Liga Europa.

Na segunda-feira, os Blues voltam ao Campeonato Inglês, com a vontade de manter o nível do jogo desta quarta. Pegam o líder Leicester fora de casa. Já o Porto vai sofrer enorme pressão, e o treinador Julen Lopetegui será ainda mais questionado. Vice-líder do Campeonato Português, o Dragão visita o Nacional na Ilha da Madeira no domingo.

O técnico José Mourinho voltou a escalar Diego Costa desde o início, e deixou um meio-campo bem povoado, com Matic, Ramires, Oscar, Willian e Hazard. Do outro lado, Julen Lopetegui apostou por um esquema que não costuma utilizar: sem centroavante. Deixou Brahimi e Corona como uma dupla de ataque, e deslocou o lateral-esquerdo Layún para o meio-campo, colocando o zagueiro Indi no lugar do mexicano.

No início, o Porto apresentou leveza do meio para a frente. Teve mais posse de bola e chegou ao ataque diversas vezes. Mas olhava para a área, e não tinha ninguém para receber a bola e finalizar. Em alguns momentos, o lateral-direito Maxi Pereira teve que ir para a área buscar o cabeceio.

O Chelsea teve calma. E os seus jogadores de frente pressionaram muito na saída de bola. Acabou dando certo. Danilo e Imbula não estava bem no início do meio-campo, e os Blues conseguiram fazer uma boa triangulação. Hazard acabou achando passe para Diego Costa, que arrancou, chutou, Casillas defendeu. Mas no rebote, a bola bateu em Marcano, e entrou. Maicon ainda correu para evitar, mas não conseguiu.

Diego Costa chuta no lance do primeiro gol do Chelsea (foto:AFP)

A partir do gol, a falta de uma referência no Porto ficou ainda mais evidente. O Chelsea, apesar de ter menos posse de bola, conseguiu controlar a partida. Não chegou a criar grandes chances até o intervalo, mas também não correu riscos. O momento que mais se destacou foi o encontrão de Diego Costa em Casillas, em que o atacante chegou a partir para cima contra o capitão de sua seleção.

No início do segundo tempo, o Porto voltou visivelmente nervoso. Distribuindo pancadas. O Chelsea respondeu com gol. Diego Costa começou boa jogada, achou Hazard no meio, e Willian disparou ao seu lado. O brasileiro recebeu e chutou forte e seco no cantinho para aumentar.

Willian marcou o segundo do Chelsea (Foto: Glyn Kirk/AFP)

Só aí que Lopetegui mexeu. Tirou Imbula e Maxi Pereira para colocar Aboubakar e Rúben Neves. Continuou sem chances. No meio do segundo tempo, veio Tello para o lugar de Herrera, mas mesmo restando ainda 20 minutos, mais valia a pena torcer por um gol do Maccabi Tel Aviv do que acreditar na virada no Stamford Bridge. Mas nada disso aconteceu, e o Porto saiu da Champions.

Na outra partida, o Dínamo resolveu a parada ainda no primeiro tempo. Rybalka cobrou falta da lateral pelo lado direito, Ben Haim cortou muito mal, e aí ficou fácil para Garmash completar para o gol e marcar para o time ucraniano, que acabou segurando o placar de 1 a 0 e a classificação.