Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Chegada de Neymar ao PSG completa cinco anos; relembre momentos e veja números

Brasileiro até hoje é a maior contratação da história do futebol mundial e tem altos e baixos com a camisa do clube francês. Contrato é válido até junho de 2027

Escrito por

exatamente cinco anos, no dia 3 de agosto de 2017, o Paris Saint-Germain anunciava a contratação do brasileiro Neymar Jr., a mais cara feita por um clube na história do futebol mundial. E de lá para cá, a relação entre clube e jogador passou por altos e baixos, com momentos de amor e ódio.

Depois de brilhar com a camisa do Barcelona, onde ficou por quatro anos, Neymar desembarcava na capital francesa com o status de astro e com a expectativa de colocar o PSG no topo do mundo. O projeto do time parisiense era de que o camisa 10 guiasse o clube à conquista da Champions League, algo que não aconteceu.

Neymar em sua chegada ao PSG (Foto: LIONEL BONAVENTURE / AFP)

+ Veja a tabela e os jogos da Ligue 2022/23

NÚMEROS

Ao todo, Neymar disputou 145 partidas com a camisa do Paris Saint-Germain, com 102 gols e 60 assistências. O brasileiro é o quinto maior artilheiro do clube francês, atrás de Edinson Cavani (200 gols), Kylian Mbappé (170), Zlatan Ibrahimovic (156) e Pauleta (109).

TÍTULOS
Nesses cinco anos, Neymar colecionou títulos com a camisa do time da Cidade Luz. Em números gerais, o brasileiro foi campeão 13 vezes. Foram quatro Campeonatos Franceses, três Copas da França, duas Copas da Liga Francesa e quatro Supercopas da França - uma no último fim de semana, inclusive.

Neymar brilhou na conquista da Supercopa da França 2022 (Foto: C. Gavelle / PSG)

MOMENTOS DELICADOS
Além das glórias, Neymar teve também momentos difíceis e polêmicas nos cinco anos. Nos dois primeiros anos, duas lesões parecidas marcaram a temporada do brasileiro, que teve problemas na região do quinto metatarso do pé direito. Na temporada, uma contusão no tornozelo esquerdo o deixou longe dos gramados.

+ Premier League completa 30 anos: escalamos a seleção ideal da história

Fora das quatro linhas, indisciplinas e até um desejo de deixar o Paris Saint-Germain foram os mais marcantes. No meio de 2019, o camisa 10 declarou publicamente que tinha a intenção de voltar ao Barcelona, mas a negociação não avançou. Com a ira da torcida, o atleta precisou batalhar para recuperar o carinho.

Neymar teve lesões sérias com a camisa do PSG (Foto: GEOFFROY VAN DER HASSELT / AFP)