Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Champions: veja como ficou a fase de grupos e quem passou às oitavas

Sorteio na próxima segunda-feira vai definir os confrontos da próxima etapa

HOME - Bayer Leverkusen x Barcelona - Liga dos Campeões - Messi (Foto: Patrik Stollarz/AFP)
Escrito por

A fase de grupos da Liga dos Campeões terminou nesta quarta-feira, e todos os 16 classificados para as oitavas de final foram definidos. Das vagas que restavam, Roma, Arsenal, Chelsea, Dínamo de Kiev e Gent passaram de fase. O destaque do dia foi o francês Giroud, que marcou três para os Gunners e eliminou o Olympiacos. Times importantes como Porto e Valencia ficaram de fora.

Desta forma, Real Madrid, Wolfsburg, Atlético de Madrid, Manchester City, Barcelona, Bayern de Munique, Chelsea e Zenit ficaram na liderança e vão para o primeiro pote no sorteio. No segundo estarão: PSG, PSV, Benfica, Juventus, Roma, Arsenal, Dínamo de Kiev e Gent. Na definição, que será na segunda-feira, as travas entre clubes do mesmo grupo e do mesmo país. Veja abaixo como foi esta quarta-feira na Champions.

O Grupo E já tinha o Barcelona garantido na liderança, e os outros três times brigavam pela outra vaga. O Bayer Leverkusen ficou apenas no empate contra um Barça cheio de reservas em 1 a 1 e ficou de fora. Terá que se contentar com a Liga Europa. A Roma também não fez um bom papel, mesmo dentro do Estádio Olímpico. Mas a igualdade em 0 a 0 contra o BATE Borisov acabou sendo suficiente para a classificação.

- A coisa mais importante nesta noite era garantir a classificação para a próxima fase. Não mostramos um futebol bonito, mas fomos fortes - disse Szczesny, goleiro da Roma e responsável por algumas boas defesas.

O Grupo F tinha um "amistoso", e um confronto direto. Já líder, o Bayern de Munique derrotou o eliminado Dínamo de Zagreb por 2 a 0 e terminou a fase de grupos com 19 gols, ficando com o melhor ataque, ao lado do Real Madrid. Na outra partida, o Arsenal precisava derrotar o Olympiacos por dois gols de diferença. Acabou que Giroud marcou três vezes e comandou a vitória sobre o Olympiacos na Grécia. Agora, os gregos irão à Liga Europa.

- Certamente foi um dos meus melhores resultados em torneios europeus. Tínhamos que ter uma performance perfeita para vencer, e foi exatamente o que a gente fez - disse o técnico Arsène Wenger.

O Chelsea deixou a crise no Campeonato Inglês de lado e fez uma partida segura para ficar na liderança do Grupo G. Em casa, encontrou um Porto bagunçado e venceu por 2 a 0 sem correr muitos riscos. Diante reste resultado, o Dínamo de Kiev precisava apenas ganhar o Maccabi Tel Aviv, único time do torneio sem pontuar, em casa para passar. Venceu por 1 a 0 e se classificou. O Dragão vai para a Liga Europa.

- Com o que estamos apresentando no Inglês, a torcida precisava de algo assim, e os jogadores fizeram. Tivemos uma grande noite, estou muito contente. Na Premier League, falta um pouco de confiança, mas na Liga dos Campeões, não - disse Terry, capitão do Chelsea.

No Grupo H, o Zenit já tinha a liderança assegurada, e jogava apenas para terminar a fase de grupos com 100% de aproveitamento. Acabou que não conseguiu, perdeu para o Gent por 2 a 1, e viu os belgas garantirem a classificação. Na Espanha, o Valencia contou com a estreia do técnico Gary Neville, mas o time foi mal e perdeu para o Lyon por 2 a 0, e vai para a Liga Europa.