Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Caso Rubiales: federação espanhola ameaça desligamento da Uefa

Medida poderia afastar os clubes espanhóis de disputar a Champions League

Rubiales em evento da RFEF (Foto: Pierre Phillipe Marcou/AFP)
Escrito por

Além da influência na seleção nacional, o caso Rubiales pode acarretar em problemas para os clubes ligados à Real Federação Espanhola de Futebol. Segundo o portal "Onda Cero", Andreu Camps, secretário-geral da entidade, enviou um comunicado à Uefa solicitando o apoio a Luis Rubiales após o mandatário ter sido acusado de violência sexual contra Jennifer Hermoso, após o título da Copa do Mundo Feminina.

Além da solicitação, a RFEF utilizou como estratégia um pedido para que o órgão continental faça uma ameaça ao Governo espanhol, afirmando que seria prejudicial para o país a suspensão da seleção espanhola para a Eurocopa de 2024 e dos clubes como Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid na Champions League.

A tomada de decisão se deu após alguns comentários e acusações feitas por membros do governo local. Palavras como "agressão" e "violência sexual" foram utilizadas pela vice-presidente do país, Yolanda Díaz, assim como pessoas ligadas ao Conselho Superior de Esportes, como Víctor Francos, que atua no cargo de presidente. A situação com Francos é decepcionante para Rubiales, que sempre lhe favoreceu em conflitos contra outros órgãos do país.

+ Federação Espanhola de Futebol convoca reunião urgente para investigar caso Rubiales

O problema que pode levar à suspensão da federação espanhola aconteceu após a final da Copa do Mundo Feminina. Luis Rubiales fez um gesto obsceno com a parte genital, apontando para o campo; a ação não foi recebida da melhor forma pelo público, já que o mandatário estava ao lado da rainha Letizia Ortiz. Além disso, após descer para a premiação, Rubiales deu beijos no rosto de todas as atletas, mas na craque Jennifer Hermoso, o beijo foi na boca.

Organizações nacionais e mundiais fizeram críticas à postura do chefe e entraram com processos, que ainda estão em andamento. A Uefa, porém, ainda não deu seu posicionamento, já que o presidente Aleksander Ceferin é amigo próximo de Rubiales e ambos mantém uma relação muito cordial.