Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Caso Galtier: novas acusações são feitas contra treinador do PSG

Comandante francês está envolvido em suposto caso de racismo quando treinava o Nice

Christophe Galtier, treinador do PSG (Foto: GEOFFROY VAN DER HASSELT / AFP)
Escrito por

O treinador do PSG, Christophe Galtier, está envolvido em um escândalo após acusações de racismo feitas por um ex-dirigente do Nice, Julien Fournier. O caso teria acontecido em 2021, ainda na passagem de Galtier pelo clube da Costa Azul francesa. De acordo com as denúncias de Fournier, o comandante reclamou, por diversas vezes, de seu elenco ter muitos jogadores negros e muçulmanos.

O diário local "Nice-Matin" liberou mais informações polêmicas sobre o caso, nesta quinta-feira. Quando Galtier chegou no Nice, se mostrou oposto à contratação de jogadores muçulmanos, como o holandês Pablo Rosario, bancado por Fournier. Além disso, durante o Ramadã - tradição da religião muçulmana -, o técnico era contra o jejum dos jogadores, o que lhe fez perder o vestiário durante sua passagem.

Jean-Clair Todibo, Hicham Boudaoui e Amine Gouiri foram os jogadores que tiveram impasses e discussões com o treinador devido à imposição. "Se você não comer, não joga", dizia Galtier aos atletas, alegando uma influência do jejum no rendimento dos jogadores e que, dessa forma, o time não venceria jogos. Na temporada 21-22, o Nice chegou a terminar o primeiro turno na vice-liderança do Francês. 

+ Ultras do PSG pedem demissão de treinador após a divulgação do caso

A primeira escolha de Fournier para o comando era o holandês Erik ten Hag, hoje no Manchester United, mas as partes não chegaram a um acordo. Com Galtier, apenas dois meses de trabalho foram suficientes para o dirigente enxergar a contratação do atual técnico do PSG como um erro. A relação entre os dois ficou completamente desgastada e o treinador procurou os donos do clube para pedir a demissão de Fournier, o que viria a acontecer rapidamente. Mas a vingança de Julien foi guardada e explodiu em forma de polêmica contra Galtier.

+ Nice se pronuncia sobre acusações de racismo

Segundo o jornal "Le Parisien", o acusado tem provas escritas que contradizem a versão de Fournier, podendo divulgá-las a qualquer momento. Por enquanto, Galtier tem permanência garantida no clube parisiense, mas tudo pode mudar. O PSG afirma ser atuante na luta contra o racismo e quer esperar os resultados finais da polêmica para discutir a continuidade do trabalho.