Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Confiança, experiência, jovens.. Os destaques do líder Borussia Dormund

Boa fase de Reus, o trabalho de Lucien Favre, a revelação Jadon Sancho e gols de Alcácer são alguns dos pontos positivos da equipe que quer acabar com a hegemonia do Bayern

Borussia Dortmund alcançou a melhor campanha de sua história no Campeonato Alemão, neste sábado (Foto: Reprodução/Borussia Dortmund)
Escrito por

O Borussia Dortmund venceu o Hannover, neste sábado, por 5 a 1 e alcançou os 48 pontos em 19 jogos. Essa é a maior pontuação da história do clube no Campeonato Alemão. Os Aurinegros permanecem na liderança e buscam quebrar a sequência do Bayern de Munique (segundo lugar, logo atrás) de títulos na Bundesliga.

Elenco entrosado, técnico experiente, craque em boa fase e jovens jogadores: esse são alguns dos ingredientes do Borussia Dortmund, uma equipe que joga um futebol vistoso, um dos mais bonitos da Europa. A última vez que o clube venceu o Alemão, foi na temporada de 2011/12 e o jejum pode estar próximo de ser encerrado.

O CRAQUE

Reus recuperou o bom futebol (Foto: Reprodução L!TV

O grande craque do Borussia Dortmund é Marco Reus. Com uma carreira marcada por lesões, o atacante permaneceu no Dortmund, apesar do interesse de grandes clubes da Europa. Nesta temporada, mais experiente, o jogador está em grande forma, talvez uma das melhores de sua carreira. Reus se envolveu diretamente em 18 gols da equipe na Bundesliga: são 12 gols e seis assistências. É a força motriz do Borussia.

A REVELAÇÃO

Sancho estava na base do Manchester City (Foto: Reprodução L!TV)

Comprado pelo Borussia, ainda nas divisões de base do Manchester City, Jadon Sancho é uma das principais revelações do ano. O meia atacante inglês teve um início avassalador na Alemanha e já se concretizou como destaque no Borussia. É o líder de assistências da equipe, com 13. Além disso, marcou sete gols e impressiona pela velocidade, dribles e visão de jogo.

O ARTILHEIRO

Alcácer é o artilheiro do Dortmund (Foto: Reprodução)

Sem espaço no Barcelona, ofuscado por Messi e Suárez, Paco Alcácer foi para o Borussia Dortmund e rapidamente virou o queridinho da torcida. O atacante fez gols decisivos e se tornou o artilheiro do clube na temporada. Ao todo, são 13 gols em 18 jogos. O jogador ganhou confiança com Lucien Favre, que, ás vezes, costuma guardar Alcácer para o segundo tempo. A medida deu certo e o espanhol decidiu muitas partidas no Alemão.

O TREINADOR

Favre treinou Reus no Borussia Monchengladbach (Foto: Javier Soriano / AFP)

Experiente, Lucien Favre substituiu o jovem Thomas Tuchel e foi questionado em seu início. O suíço, porém, formou o elenco da equipe, com contratações pontuais e conseguiu definir um estilo de jogo. O Borussia Dortmund tem um perfil muito bem definido, jogando na velocidade do contra-ataque e manutenção de posse de bola em momentos chaves. Quando chegou, sob desconfiança, teve respaldo de Reus, que foi comandado pelo técnico, em 2012, no Borussia Monchengladbach. O atacante disse que Favre foi o melhor técnico de sua vida.

O RIVAL

O Borussia venceu o Bayern por 3 a 2 (Foto: AFP/Patrik Stollarz)

A boa fase do Borussia Dortmund coincidiu com uma fase irregular do Bayern de Munique, principal postulante ao título no início da temporada. Os bávaros sentem o peso da idade de seus principais craques, como Ribery e Robben, e vivem período de transição. Os tropeços e o início ruim do novo treinador Niko Kovac também pesaram. Entre os principais tropeços estão a goleada sofrida pelo Borussia Monchengladbach, por 3 a 0, na 7ª rodada. Na partida anterior, derrota para o Hertha Berlin, por 2 a 0.

A TAL DA CONFIANÇA

O Dortmund venceu jogos importantes (Foto: AFP)

Para ser campeão, os tropeços não podem acontecer. E o Borussia seguiu isso a risca. Nos confrontos diretos, os Aurinegros foram imbatíveis. Primeiro, contra o Bayern de Munique, uma vitória categórica, por 3 a 2, com gols de Reus (2) e Alcácer. Depois, vitória difícil no clássico contra o Schalke 04, por 2 a 1, fora de casa. Na 17ª rodada, enfrentou o então vice-colocado Borussia Monchengladbach e venceu por 2 a 1 (Sancho e Alcácer). Venceu também o quarto colocado, RB Leipzig, fora de casa, por 1 a 0 (Witsel), na 18ª rodada.

MERENGUE

Hakimi foi revelado pelo Real Madrid (Foto: Divulgação/Borussia Dortmund)

Revelado pelo Real Madrid, Achraf Hakimi não teve muitas chances na equipe titular merengue e foi emprestado para o Borussia. No clube alemão, conquistou a lateral e virou uma peça importante da equipe. O marroquino de 20 anos dá consistência ofensiva e defensiva. Em 19 jogos na temporada, fez dois gols e concedeu sete assistências.

BOM INDÍCIO

O Borussia já superou a campanha de 2011/12 (Foto: Robert Michael / AFP)

As estatísticas estão a favor do Dortmund. Além da campanha histórica, o Borussia já superou a campanha do título de 2011/12. Naquela ocasião, na 19ª rodada, os Aurinegros estavam na segunda colocação, com 40 pontos, agora tem 49 pontos. Tinham também 12 vitórias, quatro empates e três derrotas, agora são 15 vitórias, três empates e uma derrota.

GÖTZE

Goetze tem se destacado (Foto: AFP)

Uma das grandes revelações da geração que foi campeã do mundo na fatídica Copa de 2014, Götze brilhou no Dortmund, mas foi vendido para o Bayern de Munique, o que causou controvérsia entre os torcedores do Borussia. O alemão retornou, porém, em 2016, mas sofreu com lesões. Agora, volta a se estabelecer. Götze recuperou o bom futebol e foi um dos que marcaram na vitória sobre o Hannover. Reus também marcou e os dois jogadores voltaram a fazer gols, juntos, em uma mesma partida. Fato que não ocorria desde 2013.