Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bola de Ouro não será mais dada pela parceria entre Fifa e France Football

Entidade máxima passará a ter prêmio próprio para o melhor jogador da temporada, como era feito antes da parceria com a revista

Bola de Ouro-2015: Messi, em primeiro, CR7, em segundo, e Neymar, em terceiro (Foto: AFP / OLIVIER MORIN)
Escrito por

Chegou ao fim a parceria entre a revista France Football e a Fifa. Com isso, o tradicional prêmio Bola de Ouro voltará a ser entregue pelo veículo de forma autônoma, ou seja, contando apenas com votos de jornalistas relevantes dos países da Europa, e não mais capitães e treinadores de todas as seleções nacionais.

O fim da parceria, que durou de 2009 a 2015, se deu devido a falta de acordo entre a entidade a revista francesa. A publicação decidiu que dará mais informações sobre o futuro do prêmio em breve.

A revista catalã "Mundo Deportivo"  traz que a Fifa voltará a chamar o seu prêmio de "Fifa World Player" - alcunha que era usada antes da unificação com a Bola de Ouro. 

No período da parceria, apenas dois jogadores levaram o troféu para casa: Messi, em 2010, 2011, 2012 e 2015, e Cristiano Ronaldo, nos anos de 2013 e 2014. Para este ano, o astro português é tido como favorito, uma vez que foi destaque nas conquistas da Eurocopa e da Liga dos Campeões.