Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Barcelona e Xavi se aproximam de acordo, e ex-jogador deverá ser o novo técnico do clube catalão

Treinador de 41 anos, atualmente no Al-Sadd, do Qatar, chegará para substituir Ronald Koeman, demitido na quarta-feira. Como jogador, conquistou 27 títulos no clube blaugrana

Apesar de ter contrato até junho de 2023 com o Al-Sadd, Xavi comandará o Barcelona (Foto: KARIM JAAFAR / AFP)
Escrito por

Após a demissão do técnico Ronald Koeman na última quarta-feira, na sequência da derrota para o Rayo Vallecano, pelo Campeonato Espanhol, o Barcelona já está perto de anunciar seu novo treinador. Segundo a imprensa espanhola, o ex-jogador Xavi Hernández aceitou a proposta do clube catalão.


Segundo o jornal "Sport", da Catalunha, entre clube e treinador está tudo fechado. Faltam apenas detalhes da rescisão do comandante de 41 anos com o Al-Sadd, do Qatar, seu atual time, para que o anúncio seja feito. Xavi deverá chegar ao Camp Nou com dois assistentes técnicos e um preparador físico.

Xavi tem uma multa rescisória de apenas 1 milhão de euros (R$ 6,4 milhões na cotação atual) com a equipe do Oriente Médio. 

+ Veja a tabela e os jogos da La Liga

O jornal catalão "Mundo Deportivo" também assegura que o acerto é iminente e diz que a ideia do Barcelona é que Xavi estreie como treinador blaugrana na próxima terça-feira, quando a equipe encara o Dínamo de Kiev, pela Champions League. O jogo é válido pela quarta rodada do torneio. Veja a tabela aqui.

Enquanto Xavi não é anunciado, o Barcelona será comandado interinamente por Sergi Barjuan, do Barcelona B. Nesta quinta-feira, o clube confirmou a decisão. No sábado, a equipe encara o Alavés, na La Liga.

+ Só com “estrangeiros”? Veja atletas que podem pintar nesta sexta-feira na convocação da Seleção

Barcelona e Xavi Hernández já mantêm contatos há cerca de um mês, desde que Ronald Koeman estava pressionado no cargo. O clube catalão decidiu manter o holandês, mas, segundo a imprensa internacional, a decisão foi apenas para "ganhar tempo". 

Ídolo do Barcelona como jogador, Xavi chegou ao clube com 11 anos de idade e estreou em 1998. Permaneceu até 2015, quando se transferiu para o Al-Sadd. Ao todo, foram 767 partidas oficiais disputadas na equipe catalã, com 85 gols marcados, 185 assistências distribuídas e 27 títulos conquistados.

Como técnico, Xavi treina o Al-Sadd, do Qatar, desde julho de 2019, quando se aposentou, e comandou o clube em 89 partidas, com 61 vitórias, 12 empates e 16 derrotas, conquistado sete títulos no total.