Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Copa América ou Rio-2016? Barcelona avisa à CBF que só libera Neymar para uma competição

Carta do clube espanhol chega à CBF, que não desiste de ter o craque nas duas disputas

Neymar ao lado de Dunga em treinamento da Seleção Brasileira, no mês passado (foto:VANDERLEI ALMEIDA/AFP)
Escrito por

A CBF confirmou em nota oficial ter recebido nesta sexta-feira uma carta do Barcelona na qual o clube espanhol avisa à entidade que só vai liberar o atacante Neymar para uma das próximas competições que estão na agenda da Seleção Brasileira: Copa América ou Jogos Olímpicos. O documento é assinado pelo presidente do Barça, Josep Maria Bartomeu.

A CBF, no entanto, em texto assinado pelo coordenador de seleções Gilmar Rinaldi, garante que não vai desistir de Neymar, e "fará todo o esforço possível para contar com ele" tanto na disputa pelo ouro quanto nos Estados Unidos.

Mais cedo, nesta sexta-feira, o jornal "Mundo Deportivo" trouxe a versão de uma proposta de Neymar ao Barcelona. O astro jogaria a Copa América a partir das quartas de final e os Jogos Olímpicos. Desta forma, ele poderia desfrutar um mês de férias e ainda servir à equipe pentacampeã do mundo.

Os interesses extra-esportivos também contam neste imbróglio. A Globo comprou os direitos de transmissão da Copa América. A retransmissão teria um interesse nulo no Brasil sem Neymar. Seria um investimento fracassado. A Nike também ficaria "prejudicada" sem o "jogador-franquia" nos Estados Unidos, enquanto Messi estará em campo pela Argentina, com a camisa da concorrente Adidas.

Outro fato também importante no caso é a renovação de Neymar, cujo contrato expira em junho de 2018. A liberação facilitaria nas negociações para a ampliação de contrato do craque brasileiro.

*Atualizada às 17h20