Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Barcelona diminui gastos e mira vendas para se encaixar no Fair Play Financeiro

Diretoria tem intenção de liberar 200 milhões de euros na folha econômica

Joan Laporta e Xavi, presidente e treinador do Barcelona (Foto: LLUIS GENE / AFP)
Escrito por

O Barcelona está se encaminhando cada vez mais para a confirmação do título do Campeonato Espanhol. Com 13 pontos de vantagem frente ao vice-líder Atlético de Madrid e 15 em disputa, a diretoria já começa a planejar a próxima temporada. Com a intenção de reforçar o elenco com novas peças e um possível retorno do craque Lionel Messi à Catalunha, o projeto de liberação da folha salarial está em andamento.

Dos 200 milhões de euros que o clube precisava liberar para se encaixar nas regras do Fair Play Financeiro, cerca de 60% já foram conseguidos, de acordo com o portal catalão "Cadena SER". Graças ao encerramento das atividades da Barça TV, produtora de conteúdo audiovisual, e à receita bônus que entrará com o fim das competições, o valor arrecadado ronda os 120 milhões. Porém, não há mais despesas de gestão que possa ser liberada.

Para os 80 milhões restantes, o presidente da La Liga, Javier Tebas, declarou que haverá a necessidade da venda de jogadores. Um plano de viabilidade para a inscrição de jogadores como Gavi, Araujo, Balde e Marcos Alonso foi apresentado à organização da liga espanhola, mas o Barcelona não conseguirá manter estes jogadores no elenco ou contratar novos sem articular o que falta para os 200 milhões.

Com a situação de Messi indefinida no PSG, tudo aponta para a saída do argentino. As duas partes já demonstraram interesse no retorno, mas sem as contas em dia, o craque não poderá concretizar a volta à Catalunha. Por isso, alguns jogadores jovens como o brasileiro Raphinha, Ferrán Torres e Ansu Fati podem render dinheiro aos cofres do clube em possíveis vendas.

Além da preocupação com o Fair Play Financeiro, a diretoria blaugrana também tem suas atenções voltadas para o Caso Negreira. O Barcelona pode ser sancionado por pagamentos realizados ao ex-vice-presidente do Comitê Técnico de Arbitragem da Espanha, Enríquez Negreira. As possíveis punições envolvem a proibição de disputar a Champions e até mesmo as competições nacionais, o que seria um novo empecilho para a arrecadação de renda e consequentemente o acerto das contas.