Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Barcelona aprova plano de reestruturação financeira em assembleia com sócios

Clube aprova plano que envolve venda de empresa de marketing e licenciamento de 25% dos direitos televisivos 

Barcelona aprova plano de reestruturação financeira (Josep Lago/AFP)
Escrito por

O Barcelona realizou nesta quinta uma assembleia que aprovou a ativação de dois meios econômicos que podem ajudar a aliviar a situação financeira do clube, o que deve permitir a entrada de 600 milhões de euros que serão necessários para reestruturar financeiramente a agremiação.

>>> Clube inglês quer Gabriel Jesus, Palmeiras acerta com José Manuel López… O Dia do Mercado!

O plano foi aprovado por 88% dos sócios. Com isso, medidas serão tomadas no clube, como a venda de 50% da sua empresa de marketing, além do licenciamento de 25% dos direitos televisivos.

- Não podemos fazer esse tipo de investimento. Queremos que entre um investidor que respeite a identidade e idiossincrasia do clube. Rejeitamos ofertas importantes porque o investidor queria muito controlar o negócio e achamos que, como o clube terá a maioria, devemos ter o controle. Podemos sempre congestionar tendo em conta que a maioria de nós o tem - disse o presidente Joan Laporta.

+ Daniel Alves fica sem clube: veja 20 nomes com passagem pela Seleção que estão no mercado

Recentemente, o vice-presidente Eduard Romeu explicou que o Barcelona fatura 165 milhões de euros por ano devido aos direitos televisivos. A venda representa no máximo 5% das receitas, uma porcentagem que pode ser considerada 'moderada e assumida', que o clube pode neutralizá-la e recomprá-la. O Barça espera obter cerca de 200 milhões por cada 10% cedidos dos direitos televisivos e, de acordo com Romeu, não considera qualquer operação superior a 25 anos.

Joan Laporta, presidente do Barcelona, ao lado de Xavi (Foto: LLUIS GENE / AFP)


O COLAPSO FINANCEIRO DO BARCELONA
A crise financeira que assola o Barcelona explodiu com a pandemia do Covid-19. Em 2021, Joan Laporta foi eleito para uma segunda passagem pelo Barcelona após a diretoria anterior, comandada pelo presidente Josep Maria Bartomeu, renunciar devido à deterioração das finanças do clube e outras controvérsias.

Laporta herdou uma profunda crise financeira e, restringido pelas regras do Financial Fair Play de LaLiga, não conseguiu renovar com Lionel Messi, que saiu como agente livre para o Paris Saint-Germain.