Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Barça admite que tentou ocultar verdadeira operação de Neymar

Em reunião com autoridades fiscais da Espanha, nesta terça-feira, no Camp  Nou, clube catalão reconhece intenção de baratear o custo da transação do  atacante brasileiro

Pivô da polêmica, Neymar chegou ao Barcelona em maio de 2013 (CESAR MANSO / AFP)
Escrito por

O Barcelona admitiu que teve a intenção de ocultar a verdadeira operação realizada durante a transferência do atacante Neymar, em 2013. A confissão foi assinada pelo presidente do clube, Josep María Bartomeu, e o antecessor no cargo, Sandro Rosell, após encontro com autoridades fiscais da Espanha,  nesta terça-feira, no Camp Nou.

A intenção era baratear o custo da transação do craque. Os dois cartolas estão livres de condenação, mas o Barcelona terá de ressarcir a Fazenda Espanhola em 5,5 milhões de euros (R$ 20 milhões). No mês passado, o próprio Bartomeu havia reconhecido que o clube tinha cometido delitos fiscais de 2011 a 2013.

– O contrato e o pagamento foram realizados com a intenção de ocultar a verdadeira operação realizada, com o consequente cumprimento da obrigação tributária e o relativo ingresso ao Erário Público espanhol que deveria pagar o Barcelona. Na época, Neymar era residente no Brasil. Diante disto, os impostos correspondentes a sua renda, ao não ser residente na Espanha, tinham que ser retidos integralmente e repassados à Fazenda – afirma o documento.

No parágrafo seguinte, o Barcelona diz que o contrato assinado por Neymar incluía as empresas do atacante entre os beneficiários para reduzir os custos da operação.

– Por este motivo, decidiu-se outorgar contrato com sociedades diretamente vinculadas à família do jogador, simulando o objeto real dos
pagamentos, que na realidade não era formalmente declarado – completa o comunicado.

Na semana passada, o juiz espanhol José de la Mata Amaya concluiu que a empresa do pai do jogador (N&N Consultoria) recebeu 10 milhões de euros (R$ 36,3 milhões) do Barcelona no dia 6 de dezembro de 2011, data em que o atacante viajou com o Santos para o Mundial de Clubes. Na final da competição, o Peixe enfrentaria o próprio time catalão na final.

Neymar acertou com o Barcelona em maio de 2013. Recentemente, ele
ampliou o contrato até 2021.