Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Auf Wiedersehen, Guardiola. Técnico se despede do Bayern de Munique

Bávaros enfrentam o Dortmund na decisão da Copa da Alemanha, neste sábado, em Berlim

Guardiola no último jogo do Bayern de Munique no Campeonato Alemão (Foto: Christof Stache / AFP)
Escrito por

Chegou a hora de Pep Guardiola se despedir do Bayern de Munique. No entanto, antes de fazer as malas e pegar o voo para Manchester, o técnico terá a missão de levar o time bávaro ao título da Copa da Alemanha (DFB-Pokal), neste sábado, às 15h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Berlim, contra o Borussia Dortmund, o grande rival do comandante catalão nos últimos três anos.

Se vencer, Guardiola deixará na galeria de títulos do Bayern de Munique duas Copas da Alemanha e três Salvas de Prata da Bundesliga.  Ele também ganhou o Mundial de Clubes e uma Supercopa da Europa, mas disputou as duas competições graças ao trabalho do antecessor Jupp Heynckes, dono de uma tríplice coroa em 2012-13.

No momento da partida, o catalão dirá “auf Wiedersehen” (“adeus”) sem nenhuma Liga dos Campeões da Europa. Foram três quedas na semifinais. Todos em casa e para times espanhóis (Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid).

Os fracassos deixaram cicatrizes imensas no técnico. De unanimidade, Pep passou a ser contestado e cornetado pela imprensa, diretores e ídolos do Bayern de Munique. Na fase mais difícil, também  bateu de frente com o departamento médico e contribuiu para a demissão de um dos funcionários mais antigos do clube, o doutor Hans-Wilhelm Müller-Wohlfahrt.

Como legado, Guardiola deixa uma gama de variações táticas, muita posse de bola e um estilo vanguardista de pensar o futebol.

– Guardiola quer se despedir não só com um título, como também com uma vitória sobre um grande time alemão. Apreciamos muito sua passagem pelo país – destacou o diretor executivo do Bayern de Munique, Karl-Heinz Rummenigge.

Hummels também se despede

Com estado emocional semelhante ao de Guardiola, o zagueiro Hummels fará a última partida pelo Borussia Dortmund. O defensor será jogador do Bayern de Munique assim que o juiz apontar para o centro do campo e dar por encerrado a decisão da Copa da Alemanha.

– Sei que haverá uma pressão grande contra mim. Posso ser crucificado pela torcida do Borussia Dortmund a cada erro, portanto, não posso cometê-los. Tenho que honrar a camisa aurinegra pela última vez – disse o jogador, campeão do mundo pela seleção alemã.