Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Auditoria aponta graves irregularidades na federação chilena

Acusado no Comitê de Ética da Fifa, ex-presidente da entidade beneficiou clubes do país e utilizou verba para fins pessoais, aponta investigação

Chile foi campeão da Copa América na gestão de Sergio Jadue (Foto: AFP / JUAN BARRETO)
Escrito por

Uma auditoria revelou graves irregularidades na Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP), entidade que corresponde à federação de futebol do Chile. O exame ocorreu na gestão de Sergio Jadue (2011-2015) e apontou o uso de verbas para fins pessoais e empréstimos a clubes do país.

- Havia um descontrolo generalizado, que abria espaço para que fossem cometidas graves irregularidades. A auditoria será entregue à Justiça chilena - afirmou o atual presidente da ANFP, Arturo Salah.

Indiciado pelo Comitê de Ética da Fifa em maio por corrupção, Jadue é acusado de ter emprestado 5,5 milhões de dólares (R$ 19,5 milhões) a clubes chilenos, sem autorização. Os mais beneficiados, segundo a auditoria, foram o Unión La Calera e Deportes Concepción. O ex-mandatário presidiu o primeiro clube. Já o segundo foi comandado foi um dos homens mais próximos ao ex-cartola.

Ele também teria gastado mais 580 mil dólares (R$ 2 milhões) em viagens e advogados que trabalham em sua defesa, nos Estados Unidos, país em que será julgado.