Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após conquistar seu primeiro título, Piazon revela ao LANCE!: ‘Vivo o melhor momento na carreira’

Brasileiro revelado no São Paulo foi cedo para o futebol europeu, mas está conseguindo destaque sob o comando de Carlos Carvalhal no futebol português

Lucas Piazon é um dos principais jogadores do elenco do Braga (Divulgação/Braga)
Escrito por

Após sete empréstimos na carreira, oito clubes distintos e passar por seis países diferentes na Europa, Lucas Piazon se firmou no Braga. Em entrevista ao LANCE!, o brasileiro contou sobre sua trajetória até se encontrar no futebol português sob o comando de Carlos Carvalhal, poder brilhar e até balançar as redes em partida decisiva contra o Benfica de Jorge Jesus.

Em setembro, o meia-atacante completa 10 anos na Europa após a saída precoce do São Paulo rumo ao Chelsea. A partir de então, Piazon esteve na Holanda, Itália e Alemanha. Em 2019, entretanto, a mudança foi positiva: ele chegou ao Rio Ave e após uma boa temporada foi contratado em definitivo pelo Braga, com quem tem acordo assinado até 2025.

- No começo da minha carreira, eu era irregular e isso foi prejudicial. Mas de alguns anos para cá, consigo manter minhas atuações em um certo nível, conquistei meu primeiro título e me considero no melhor momento da minha carreira. Hoje sou um atleta mais maduro, mudei meu estilo de jogo e com a experiência você vai sabendo qual caminho seguir no futebol.

Ligação de Carvalhal e adaptação à filosofia do treinador

É possível que os torcedores do Flamengo já tenham escutado o nome de Carlos Carvalhal, pois o português foi cotado para assumir o time rubro-negro após a saída de Jorge Jesus. E Piazon é conhecido do treinador desde os tempos em que atuava no Fulham, enquanto o treinador comandava o Sheffield Wednesday. Por admirar o futebol do brasileiro, o comandante o convidou para o Rio Ave em 2019 e o levou para o Braga em janeiro de 2021.

- Quando o Carvalhal foi para o Rio Ave, ele me ligou e eu aceitei o projeto, pois sabia que podia confiar nele. Comecei a temporada com uma lesão, mas entre dezembro e maio fiz bons jogos, me adaptei rápido ao estilo de jogo. Ele nos dá liberdade, joga com a bola e pressiona com a defesa alta e gosto dessa filosofia.

Meia conquistou seu primeiro título na carreira (Instagram/Lucas Piazon)

Em apenas seis meses no Braga, Piazon conseguiu se destacar novamente sob a batuta do "Mister". Em 24 partidas pela Primeira Liga e Taça de Portugal, o meia anotou seis gols e contribuiu com quatro assistências, além de erguer o troféu da Copa. O camisa 11 explicou seu início e as expectativas para a próxima temporada.

- Chegar em janeiro nunca é fácil, pois o time já estava montado e fazendo uma boa temporada. Aproveitei a lesão de um atleta e fiz vários jogos, marquei gols e conseguimos ter destaque. É importante ter um grupo bom e mudanças devem acontecer, mas o Carvalhal deve permanecer e vamos buscar uma vaga na próxima Champions League.

Participação decisiva na Taça de Portugal

E por falar na Taça de Portugal, Lucas Piazon foi o grande destaque do torneio com a camisa do Braga. O jogador foi decisivo na semifinal diante do Porto com um gol e uma assistência e anotou um tento na final diante do Benfica. O atleta afirma que não se intimidou com o desafio de encarar os Encarnados apesar do grande time que Jorge Jesus tem em mãos.

- O Benfica investiu muito e eu achava que a equipe seria campeã de algo com o Jorge Jesus. Eles possuem um grande elenco, com jogadores de qualidade, mas não nos assusta. Nós respeitamos o clube e o técnico, mas sabemos que temos potencial de bater de frente. Foi muito bom conquistar a Taça no ano do centenário.

Piazon divide vida de atleta com a de pai (Instagram/Lucas Piazon)

Seleção Brasileira (ainda) nos seus sonhos

Há um ano, Piazon tornou-se pai de Roman, o primeiro filho do meia-atacante. Com a criança, além de novas responsabilidades, novas esperanças que estavam esquecidas na cabeça de Lucas voltaram a aparecer. O brasileiro, que serviu a Seleção em categorias de base, pode voltar a sonhar com uma vaga na equipe de Tite, uma vez que o técnico tem olhado cada vez mais para Portugal.

- A Seleção Brasileira nem passava pela minha cabeça. Temos que ser realistas, pois é muito difícil um jogador do Rio Ave ou da Championship ser convocado, mas cheguei em um nível maior ao chegar em um clube como o Braga, conquistar título e sei que posso sonhar novamente.

Após duas temporadas corridas por conta do calendário apertado provocado pela pandemia da Covid-19, Lucas Piazon aproveita as férias para ficar com os familiares e viajar com o filho, que segundo o jogador dá mais canseira que alguns adversários e foca nos desafios futuros. O camisa 11 poderá fazer sua primeira pré-temporada com o elenco atual, vai em busca de uma campanha surpreendente na Europa League com o Braga e está com sede de troféus.