Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

10 anos do empate em 3 a 3 que marcou a história de Barcelona e Real Madrid

Barcelona e Real Madrid voltam a se enfrentar pelo Campeonato Espanhol neste domingo

Real Madrid recebe o Barcelona no Estádio Santiago Bernabéu (Divulgação)
Escrito por

Em 2007, quando Messi ainda era um garoto de 19 anos, um empate em 3 a 3 marcou a história do confronto entre Barcelona e Real Madrid e foi o próprio argentino o maior destaque do time catalão na partida. Dez anos atrás, ambos passavam por uma crise. Os times acabavam se ser eliminados da Liga dos Campeões e a La Liga, competição pela qual se deu a partida, passou a ser o foco das equipes no ano.

Como não podia ser pouco acirrado, no Camp Nou, o clássico espanhol foi aberto com gol de Ruud Van Nistelrooy, artilheiro do Real Madrid na época, logo aos quatro minutos. Mas Messi conseguiu empatar seis minutos depois. A partida seguiu no mesmo nível até o Real abrir um gol de diferença e no último suspiro, o argentino conseguiu empatar para o Barcelona aos 45 do segundo tempo.

O resultado do jogo deu a liderança temporária ao time catalão, que acabara de chegar aos 50 pontos. Entretanto, no final do torneio, foi o Real Madrid que ergueu a taça de campeão. Por outro lado, o Barcelona terminou a competição na vice-liderança.

Veja formação dos times na partida citada:

Barcelona: Valdés; Oleguer, Puyol, Thuram, Márquez (Gudjohnsen, 36 min. do segundo tempo), Deco (Belletti, 26'2ºT), Xavi, Iniesta, Messi, Ronaldinho Gaúcho e Eto'o (Sylvinho, 1'2ºT).

Real Madrid: Casillas; Salgado, Sergio Ramos, Helguera, Torres, Gago, Diarra, Raúl (Robinho, 16'2ºT), Guti (de La Red, 37'2ºT), Higuaín e Van Nistelrooy.

2006-2007 foi o período em que o Barcelona não teve êxito em quase todas as competições que disputou. O time iniciou a temporada como campeão europeu e, embora tenha conseguido arrebatar a Supercopa da Espanha, ficou em segundo lugar no Campeonato Espanhol, ao perder a liderança para o Real Madrid, além de ter sido derrotado na final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2006. A temporada é marcada pela última vez que os jogadores entraram em campo com uma camisa sem patrocinador e também a primeira que um patrocinador apareceu.

Em 107 anos, o Barcelona ainda não havia colocado marca de patrocinador em sua camisa, apenas do fornecedor - na época era a Nike - e se mantia com a renda das mensalidades pagas pelos sócios-torcedores, que alcançou a marca de 156.366 membros na temporada.

O Real Madrid também não teve uma de suas melhores temporadas, exceto pelo título da La Liga. Assim como o Barcelona, foi eliminado da Liga dos Campeões nas oitavas de final e nem chegara a participar do Mundial.

Em 2017, os times estão em disputa acirrada pelo Campeonato Espanhol. Atualmente, o Real Madrid lidera a competição, com 75 pontos e o Barcelona vem logo atrás, com 72. Pela Liga dos Campeões a história não se repete. O Barcelona acaba de ser eliminado pela Juventus nas quartas de final, já o Real segue forte na competição e aguarda o sorteio para as disputas da semi-final, que será realizado nesta sexta-feira.

Os times voltam a se enfrentar neste sábado, às 15h45, em Madrid, pela 33ª rodada do Campeonato Espanhol. Para alcançar o Real Madrid, o Barcelona entra em campo com a missão de vencer os donos da casa.