Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Anistia Internacional cobra Cristiano Ronaldo de posicionamento sobre os direitos humanos na Arábia Saudita

Astro português é o novo reforço do clube árabe Al-Nassr, onde vai atuar por dois anos<br>

Texto pede que CR7 denuncie o desrespeito aos direitos humanos (Foto: Jorge Ferrari / Al Nassr Football Club / AFP)
Escrito por

A Anistia Internacional publicou uma nota em que faz uma cobrança a Cristiano Ronaldo por um posicionamento sobre os direitos humanos na Arábia Saudita. O astro português foi anunciado como novo reforço do Al-Nassr, clube árabe.

- Em vez de oferecer elogios acríticos à Arábia Saudita, Ronaldo deveria usar sua considerável plataforma pública para chamar a atenção para questões de direitos humanos no país. Ele deveria usar seu tempo em Al-Nassr para falar sobre as questões de direitos humanos - disse Dana Ahmed, pesquisadora da Anistia Internacional.

+ Neymar desfalca último treino do PSG antes do jogo da Copa da França

A pesquisadora Dana Ahmed ainda relacionou a chegada de Cristiano Ronaldo ao Al-Nassr como uma "lavagem esportiva". Uma tentativa de desviar o foco sobre as violações dos direitos humanos do país.

- Pessoas são rotineiramente executadas na Arábia Saudita, por crimes como assassinato, estupro e tráfico de drogas. A contratação de Cristiano Ronaldo pelo Al-Nassr se encaixa em um padrão mais amplo de lavagem esportiva na Arábia Saudita. É muito provável que as autoridades sauditas promovam a presença de Ronaldo no país como forma de desviar a atenção do terrível histórico de direitos humanos do país.

Cristiano Ronaldo assinou um contrato com o Al-Nassr até junho de 2025. O acordo prevê que o craque tenha relações com o clube por mais cinco anos e será uma espécie de embaixador da Arábia Saudita em sua candidatura para sediar a Copa do Mundo 2030.

Somando passagens por Sporting, Manchester United, Real Madrid e Juventus, o português soma 701 gols e é considerado um dos maiores jogadores de futebol do século XXI.