Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Anfitriã, França promete na Euro e conta com bom retrospecto em casa

Gauleses chegam com status de favoritos para a Eurocopa, que começa nesta sexta, na França. No país, os Bleus já conquistaram a Euro-84 e a Copa do Mundo de 1998

(Foto: Reprodução)
Escrito por

A espera está chegando ao fim. Nesta sexta-feira, a Eurocopa terá o seu início. E a aguardada competição tem a França, país-sede, com uma das favoritas para conquistar a competição de seleções. Além de ser uma equipe bastante competitiva, a seleção francesa tem um retrospecto positivo a seu favor: o fator casa.

Jogando diante de seus torcedores, a França foi a última equipe a vencer a Euro sendo o país-sede. Isso aconteceu na edição de 1984, quando o lendário Michel Platini esbanjou toda a sua qualidade técnica e, mostrando seu faro de gol (já que foi artilheiro com nove gols), conduziu os Bleus àquele que seria o primeiro título do país no torneio continental. A conquista veio após derrotar a Espanha na final, que teve um público de quase 50 mil pessoas no estádio Parc des Princes, em Paris. 


E os franceses têm outra boa lembrança quando se trata de uma competição gigante disputada no país. Em 1998, a França sediava a Copa do Mundo pela segunda vez - a primeira foi na edição de número três do Mundial, ainda em 1938. E foi inesquecível para os locais, já que Zinedine Zidane e companhia brilharam e, após golear a Seleção Brasileira na final no Stade de France, levaram o taça mais almejada do planeta. 

Favoritismo nesta Euro

Anfitriã do torneio, a França está no Grupo A ao lado de Romênia, Albânia e Suíça. Na teoria, a chave não deve causar dores de cabeça para o técnico Didier Deschamps, principalmente pelo fato de o treinador poder contar com astros como Antoine Griezmann (Atlético de Madrid), Paul Pogba (Juventus) e Anthony Martial (Manchester United) - todos os três são destaques de seus respectivos clubes. 

Pogba é o principal jogador daseleção (Foto: Franck Fife/AFP)

Se não há como cravar que a França vai confirmar o favoritismo no grupo, passar às quartas e chegar forte para conquistar o seu terceiro título na Euro, dá, no mínimo, para afirmar, como o histórico não deixa mentir, que os gauleses podem esbanjar otimismo atuando em casa. 

E o primeiro passo para levantar a taça será nesta sexta-feira, quando a França faze a abertura contra os romenos, no Stade de France.