Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Alemanha e Inglaterra vencem e garantem vaga na Copa do Mundo

Germânicos fizeram 3 a 1 na Irlanda do Norte, enquanto English Team ganhou da Eslovênia

(Foto: Paul Faith / AFP)
Escrito por

Alemanha e Inglaterra confirmaram as expectativas e garantiram um lugar na Copa do Mundo de 2018. Em Belfast, os germânicos fizeram 3 a 1 na Irlanda do Norte, mantiveram os 100% de aproveitamento nas Eliminatórias e carimbaram o seu passaporte rumo ao Mundial da Rússia. Já o English Team bateu a Eslovênia em Wembley por 1 a 0.

No Grupo C, a Alemanha chegou a 27 pontos e não pode mais ser alcançada pela Irlanda do Norte, que se mantém com 19 e vai disputar a repescagem. República Tcheca (12), Noruega (10), Azerbaijão (10) e San Marino (0) vão cumprir tabela na última rodada, na segunda-feira.

Precisando de apenas um empate para se garantir na Copa do Mundo, a Alemanha foi soberana no primeiro tempo. A superioridade ficou evidente logo no primeiro minuto, quando Rudy acertou lindo chute de fora da área, sem chances para o goleiro McGovern.

Os alemães seguiram em cima e tiveram ótimas chances para ampliar. Sandro Wagner, em duas oportunidades, quase marcou, carimbando a trave em uma delas. Na terceira tentativa, o atacante do Hoffenheim não perdoou. Como pivô, ele girou sobre a marcação e mandou para o fundo da rede. Na melhor chance dos anfitriões, Evans parou em linda defesa de Ter Stegen.

A superioridade técnica da Alemanha era evidente. Müller colocou McGovern para trabalhar no segundo tempo. A Irlanda do Norte até ensaiou uma pressão, com mais presença no campo ofensivo. Mas nada que fizesse Ter Stegen ser exigido.

Com grande vantagem, a Alemanha tirou o pé do acelerador e passou a tocar mais a bola. A Irlanda do Norte, por sua vez, tentava sair rápido para o ataque. Em lindo lance individual, Washington driblou Boateng na área e bateu forte de canhota. Mas a bola caprichosamente bateu no travessão e saiu pela linha de fundo. Os britânicos mereciam pela linda jogada do atacante.

A boa chance da Irlanda do Norte acordou os alemães. Após cruzamento pela esquerda, Kimmich pegou de primeira e acertou o cantinho do goleiro McGovern. No fim, Magennis descontou para os britânicos, mas não alterou o panorama da partida.

Em outro jogo da chave, a Noruega fez 8 a 0 em San Marino, fora de casa. Henriksen, King (2), Elyounoussi (3). Selnaes e Linnes marcaram os gols da partida.

INGLATERRA TAMBÉM ESTÁ NA COPA

Quem também carimbou o passaporte à Rússia foi a Inglaterra. Em Wembley, o English Team perdeu inúmeros gols, mas venceu a Eslovênia por 1 a 0 , gol de Harry Kane, no fim do jogo. O resultado garantiu com uma rodada de antecedência a sua classificação para a Copa do Mundo. Em outro jogo do Grupo F,  a Escócia bateu a Eslováquia por 1 a 0.

A Inglaterra foi a 23 pontos e não pode mais ser alcançada pelos rivais. A briga pela repescagem ficará para a última rodada. Escócia (17), Eslováquia (15) e Eslovênia (14) ainda lutam por um lugar no Mundial. Lituânia (6) e Malta (1) estão fora.

No mítico estádio de Wembley, a Inglaterra foi para cima da Eslovênia, com o intuito de carimbar logo o seu passaporte para a Copa do Mundo. A pontaria, contudo, não estava boa. Quando a bola tinha caminho do gol, parava em Oblak, que fez grandes defesas ao longo do primeiro tempo, a melhor delas em finalização de Henderson.

Bertrand tenta levar a Inglaterra ao ataque (Foto: Ian Kington / AFP)

O panorama seguiu o mesmo na etapa final. Inglaterra em cima, com a Eslovênia se segurando na defesa em busca de uma bola para chegar ao gol. E os ingleses começaram a acumular chances desperdiçadas.

A primeira delas com Rashford, que tentou dar uma cavadinha, a bola passou por Oblak, mas a defesa tirou quando ela chegaria ao gol. No lance seguinte, foi a vez de Sterling, que recebeu cruzamento da esquerda e bateu, mas Cesar tirou em cima da linha. Kane também teve uma boa oportunidade, mas mandou para fora.

Kane vem brilhando nesta temporada (Foto: Adrian Dennis / APF)

Na reta final, os ingleses seguiram em cima, em busca do gol da vitória. Mas quem quase marcou foi a Eslovênia. Matavz foi lançado e parou no goleiro Hart, que saiu muito bem e abafou o ataque. No fim do jogo, a torcida no Wembley foi ao delírio. Walker interceptou passe longo de Oblak, avançou pela direita e cruzou na medida para Kane balançar a rede. O artilheiro do Tottenham foi o capitão do English Team na partida que garantiu a vaga na Copa do Mundo.

No outro jogo importante do Grupo F, a Escócia bateu a Eslováquia por 1 a 0, com gol de Skrtel, contra, já no fim da partida. Os britânicos tiveram um homem a mais durante grande parte do jogo por conta da expulsão de Mak, aos 23 da primeira etapa.

Agora, Eslováquia, Eslovênia e Escócia vão brigar pela repescagem na última rodada das Eliminatórias.

A vantagem é da Escócia, que soma 17 pontos. Os britânicos encaram a Eslovênia, fora de casa, e se classificam com uma vitória. Já a Eslováquia precisa vencer a lanterna Malta e torcer contra a Escócia. A eliminada Lituânia recebe a Inglaterra no fechamento do Grupo F.

DINAMARCA VENCE E ADIA FESTA DA POLÔNIA

Em duelo decisivo pelo Grupo E, a Dinamarca visitou Montenegro e venceu por 1 a 0, gol de Eriksen, ainda no primeiro tempo. O resultado evitou a classificação antecipada da Polônia, que fez 6 a 1 na Armênia, fora de casa. No outro jogo da chave, a Romênia fez 3 a 1 no Cazaquistão.

Agora, a Polônia soma 22 pontos na liderança da chave. A Dinamarca tem 19 e ainda sonha com a vaga direta ao Mundial, apesar de a missão ser muito complicada. Por outro lado, está muito perto de se garantir na repescagem. Montenegro tem 16 e ainda tem chances. Romênia (12), Armênia (6) e Cazaquistão (2) estão eliminados.

Na última rodada, que será disputada na segunda-feira, a Polônia recebe Montenegro. A Dinamarca encara a Romênia, enquanto o Cazaquistão joga com a Armênia.