Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Adeus, Freguês!? Messi sofreu nas mãos da Seleção Brasileira

Astro argentino, que anunciou no domingo que não defenderá mais a Argentina, enfrentou a equipe verde e amarela sete vezes. Foram venceu só duas e ainda foi vice duas vezes

Messi passou em branco no último encontro com a Seleção, em 2015 (Foto: FRED DUFOUR/AFP)
Escrito por

Messi deixou o mundo do futebol em choque com o anúncio do afastamento da seleção argentina. A frustração por mais um fracasso com a camisa albiceleste no currículo, após a derrota para o Chile na Copa América Centenário, deixa uma outra lacuna em aberto para o craque argentino, justamente diante do maior rival: a Seleção Brasileira.

Desde que teve a primeira chance na seleção principal, Messi encarou o Brasil em sete oportunidades entre amistosos, Eliminatórias e Copa América. E o saldo é bem negativo: quatro derrotas, sendo dois vice-campeonatos (Copa América 2007 e Superclássico das Américas 2014), um empate e duas vitórias.

Curiosamente, os dois triunfos aconteceram justamente quando Messi entrou em ação. No amistoso realizado em Doha (QAT), em 2010, o triunfo argentino saiu dos pés do camisa 10 no fim do jogo e quebrou um jejum de cinco anos sem triunfo diante do rival. A segunda, novamente em amistoso, agora nos Estados Unidos, em 2012, quando ele foi decisivo mais uma vez ao marcar três dos quatro gols do triunfo por 4 a 3. Vale ressaltar que o time brasileiro, comandado na época por Mano Menezes, era olímpico, mas contava com Neymar, por exemplo.

No geral, contudo, Messi tem muito o que lamentar. A estreia em um dos clássicos de maior rivalidade do mundo aconteceu em 2006, amistoso em Londres, e chocolate verde e amarelo (3 a 0). O cenário e placar se repetiu um ano depois na final da Copa América, realizada na Venezuela. Em 2008, o único empate, em um 0 a 0 no Mineirão. Na volta, em 2009, em Rosário, sua cidade natal, o camisa 10 viu novo show da Seleção no triunfo por 3 a 1.

O último encontro aconteceu no segundo semestre de 2014, na terceira edição do Superclássico das Américas. No seu possível último jogo contra o Brasil, Messi perdeu um pênalti, assim como aconteceu contra o Chile, e a Seleção venceu com dois gols de Diego Tardelli. Mais um vice para conta.

Um dado curioso: o técnico dos quatro triunfos brasileiros diante de Messi foi Dunga, recentemente demitido do comando da Seleção após o fracasso na mesma Copa América Centenário. Já as duas vitórias de Messi ocorreram sob a batuta de Mano Menezes.

A RELAÇÃO DE JOGOS DE MESSI CONTRA O BRASIL:
Brasil 3 x 0 Argentina, amistoso em Londres, (03-09-2006)
Brasil 3 x 0 Argentina, final Copa América, ( 15-07-2007)
Brasil 0 x 0 Argentina, Eliminatórias, (18-06-2008)
Brasil 3 x 1 Argentina, Eliminatórias, (05-09-2009)
Brasil 0 x 1 Argentina, amistoso em Doha, (17-11-2010) - 1 GOL
Brasil 3 x 4 Argentina, amistoso nos Estados Unidos, (09-06-2012) - 3 GOLS
Brasil 2 x 0 Argentina, Superclássico das Américas,  (11-10-2014)