Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Academia de Letras do Uruguai classifica como ‘grave injustiça’ a punição de Cavani por racismo

Em comunicado, a associação linguística explica que o termo 'negrito', embora possa ter teor negativo, na variante do espanhol usado no país é um tratamento amigável

Cavani foi suspenso por três jogos pela FA (Foto: AFP)
Escrito por

A Academia de Letras do Uruguai criticou a punição da Football Association (FA), entidade máxima do futebol inglês, feita ao atacante Cavani, do Manchester United (ING), por racismo. Segundo a associação, em um comunicado, a penalidade é uma "ignorância' e uma "grave injustiça", explicando que o termo "negrito", embora tenha um teor negativo, pode ser utilizado como tratamento afetivo.


>> Veja a classificação do Campeonato Inglês


- As referências a qualidades físicas, morais ou pessoais de outras pessoas são usadas em todas as línguas do mundo para a criação de vocativos, ou seja, expressões para tratar os outros. Em alguns contextos, têm um teor negativo, e muitas vezes os mesmos termos podem ser considerados afetuosos ou amigáveis - diz a Academia no comunicado.

- Na variedade do espanhol no Uruguai, por exemplo, entre casais e amigos, entre pais e filhos, você pode ouvir e ler formas como "gordis, gordito, negri, negrito/a". Na verdade, a pessoa a quem se trata com esses vocativos não precisa ser obesa ou morena para recebê-los - explicou.

- O uso do vocativo "negrito" por Cavani para se dirigir a "pablofer2222", fã do jogador de futebol, tem esse tipo de teor afetuoso: pelo contexto em que foi escrito, a pessoa a quem foi dirigida e a variedade do espanhol utilizada, o único valor que pode ter o termo "negrito" - e em particular pelo seu diminutivo - é o afetivo - complementou a Academia.

A FA suspendeu por três jogos e aplicou uma multa de 100 mil libras (cerca de R$ 709 mil) a Cavani após uma publicação do jogador no Instagram. Em um story, Cavani foi parabenizado por um amigo e respondeu com "gracias, negrito". A federação interpretou como um post de cunho racista.

O atacante pediu desculpa pela publicação e os Red Devils, em nota, disseram confiar que "a Comissão Reguladora independente deixará claro em suas razões por escrito que Edinson Cavani não é racista, nem havia qualquer intenção racista em relação ao seu cargo".