Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

500 dias para o Copa do Mundo: todos os estádios estarão prontos um ano antes do pontapé inicial

Primeira Copa do Mundo no Oriente Médio atinge nesta sexta-feira outro marco importante na contagem regressiva

Copa do Mundo de 2022 será a primeira a ser disputada no Oriente Médio (Foto: Divulgação)
Escrito por

Esta sexta (9) marcará a contagem de 500 dias para que o Qatar receba a primeira Copa do Mundo FIFA no Oriente Médio. A estimativa é que, faltando um ano para o início da competição, todos os estádios utilizados no torneio estejam prontos.

Veja o mata-mata da Eurocopa

A 22ª edição do torneio terá início em 21 de novembro de 2022, quando o Qatar – atual campeão asiático – estrear como país-sede no primeiro jogo do torneio, diante de 60.000 torcedores no deslumbrante Estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor.

O Qatar será o palco da versão mais compacta da história moderna das Copas. Todos seus oito estádios ficam num raio de 50km do centro da capital Doha, o que permitirá que torcedores, atletas e oficiais permaneçam em apenas uma acomodação ao longo do evento, que viverá seu último capítulo com a grande final no Estádio Lusail, diante de 80.000 torcedores, em 18 de dezembro de 2022 – que também é o Dia Nacional do Qatar.

A Copa do Mundo promete ser um festival futebolístico sem precedentes – com todos constantemente no meio da ação e nunca distantes de um estádio, uma fan zone ou uma atração turística. Nassel Al Khater, CEO da FIFA World Cup Qatar 2022 LLC, falou sobre o orgulho de seu país em hospedar o maior evento esportivo do planeta.

- Quinhentos dias significam que estamos chegando muito perto. Estamos há dez anos nos preparando e esse será o maior evento a já acontecer no Oriente Médio. Ele reunirá toda a região e será um momento de orgulho na história do mundo. Conforme nos aproximamos do torneio, tenho certeza que essa empolgação crescerá ainda mais- disse Al Khater. 

Al Khater afirmou que acredita que o perfil compacto do torneio será uma atração única do Qatar para os torcedores, assim que começarem a planejar suas viagens pelo país.

- Essa natureza compacta é provavelmente o aspecto mais positivo dessa Copa do Mundo. Afinal, os fãs não terão de seguir suas seleções de cidade a cidade, o que representará uma economia significativa de gastos e permitirá que tenham tempo de se ambientar e efetivamente aproveitar o que o Qatar tem para oferecer - argumenta Al Khater. 

Yasir Al Jamal, Presidente do Departamento de Operações e Vice-Presidente do Departamento de Entrega Técnica, diz que as obras de infraestrutura da Copa do Mundo FIFA de 2022 já atingiram 95% de sua conclusão e todos os estádios deverão estar prontos até o final de 2021.

- Desde 2011 estamos trabalhando duro na entrega do nosso torneio e da melhoria da infraestrutura nacional. Se olharmos para o metrô, o aeroporto e a expansão das rodovias, é inegável que estamos uma ótima posição. Todos os estádios estarão prontos até o fim deste ano, o que nos dará um ano inteiro para testá-los antes do evento - disse.

Al Jamal prosseguiu: “Cinco dos nossos estádios já foram concluídos e os outros três estarão prontos em breve. Seis dos estádios serão usados na Copa Árabe da FIFA de 2021, que acontecerá em novembro e dezembro”.

A Copa Árabe da FIFA de 2021 envolverá 16 times da região e acontecerá exatamente um ano antes do Qatar 2022. Ela será uma oportunidade vital para testar a infraestrutura e as operações enquanto os torcedores têm um gostinho da paixão da região pelo jogo bonito.

- É um evento muito importante para nós. Ele reunirá o Mundo Árabe para um torneio relevante, que pela primeira vez terá a chancela da FIFA. Será uma grande oportunidade para vermos os novos estádios em ação e nos prepararmos para o Qatar 2022 - disse Al Khater. 

Al Khater também destacou o compromisso qatari com o legado da Copa, especialmente no que diz respeito aos estádios.

- Desde o princípio, o legado foi uma prioridade máxima para nós, e norteou nossas ações já nas etapas iniciais de planejamento. Alguns estádios terão suas capacidades reduzidas, com a doação de assentos para ajudar o desenvolvimento da infraestrutura esportiva de outros países. Alguns estádios serão readequados, e um deles (Ras Abu Aboud) será completamente desmontado, e suas partes serão usadas para criar novas instalações no Qatar e no exterior - concluiu.