Fortaleza

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dirigente explica plano do Fortaleza para aumentar faturamento em produtos licenciados

Leão do Pici arrecadou mais de R$ 2 milhões com a venda dos itens em questão<br>

Alguns do produtos licenciados do Leão (Leonardo Moreira/Fortaleza EC)
Escrito por

Com oito lojas e dez escolinhas de futebol, o Fortaleza apresenta mais de 100 itens licenciados para a torcida tricolor. Além do sucesso conquistado dentro das quatro linhas, o clube tem conseguido números expressivos na administração e faturou mais de R$ 2 milhões neste ano com as vendas de produtos licenciados.

Investindo em diversas atrações como a Camisa Pop e oferecendo serviços e cursos, exemplo da Laion Academy, o Departamento de Licenciamento, criado em 2018, tem alavancado as receitas do Leão do Pici. No início, o projeto contava apenas com quatro companhias licenciadas e uma arrecadação de R$ 40 mil em royalties. Atualmente, são mais de 110 empresas parceiras e um aumento de 50 vezes da quantia recebida.

>E agora, Tite? Futuro do treinador após a Seleção se torna incógnita

- O caminho para potencializar tais receitas é manter os licenciamentos atuais e prospectar outras empresas visando ofertar ao torcedor cada vez mais produtos de diversas áreas. Podemos citar como exemplos empresas de eletrodomésticos e achocolatados, cujos produtos vão entrar em nosso catálogo já a partir do início de 2023. Temos também que expandir nossa gama de serviços oferecidos como Escolas de Futebol, Lojas Licenciadas e Cursos Teóricos, como o Laion Academy, tendo em vista que esses segmentos deixam um excelente retorno financeiro ao clube - conta Renan Menezes, Gerente de Licenciamento do Fortaleza.

Lançada neste ano, a Laion Academy conta com os formatos online e presencial de ensino. Com cursos voltados para o futebol, os profissionais que atuam no clube ministram aulas e transmitem a experiência de trabalhar no meio desportivo. O projeto, que foi realizado em parceria com o Futebol Interativo, obteve sucesso e será mantido para o ano seguinte.

Além disso, o Departamento de Licenciamento do Fortaleza almeja selar acordos com grandes companhias e oferecer eletrodomésticos para a torcida tricolor. O Leão do Pici também deseja aumentar a quantidade de lojas licenciadas.

- Visamos prospectar mais empresas parceiras. No Planejamento Estratégico de 2023, vamos definir as metas para o setor e, dentre elas, podemos citar o aumento de companhias de serviços e experiências para o clube bem como identificar as carências existentes e buscar especificamente marcas que supram essa lacuna - diz Renan, complementando:

- Podemos, ainda, contribuir com nossos produtos licenciados para expansão das vendas no varejo local e nacional, com produtos para redes de lojas no segmento de vestuário e calçados e, também, no ramo de varejo alimentício. Nossa intenção é finalizar o ano de 2023 superando a receita atual e contando com 150 empresas e mais de 6.500 produtos licenciados do Fortaleza.