Fortaleza

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fortaleza e Ceará se enfrentam acumulando boas relações entre as gestões no extracampo

Apesar da rivalidade, fora de campo os clubes se uniram e crescem comercialmente juntos

Foto: Leonardo Moreira
Escrito por

Nas últimas temporadas, o futebol cearense passou por um processo de transformação, as principais equipes do estado se firmaram na Série A do Brasileirão e passaram a almejar grandes conquistas esportivas. Neste domingo, Fortaleza e Ceará se enfrentam em mais uma edição do Clássico-Rei.

Apesar da rivalidade, os clubes cultivam uma boa relação fora dos gramados, e diversos acordos comerciais foram fechados para empresas patrocinarem os clubes simultaneamente.

- Conseguimos fechar um acordo histórico, uma empresa local que apostou na grande paixão do povo cearense. Hoje em dia, não adianta apenas estampar o logo na camisa, sabemos a importância das ativações comerciais e vamos trabalhar em várias frentes para beneficiar a nossa torcida, maior patrimônio do clube - celebrou Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.

No uniforme atual, as equipes possuem cinco investidores em comum. No futebol brasileiro este tipo de acordo é habitual, em diversas regiões temos cidades “divididas”, com uma grande massa de torcedores para cada equipe. A dupla GreNal, por exemplo, estampa os mesmos patrocinadores na camisa de jogo. Para Renê Salviano, especialista em marketing esportivo e proprietário da HeatMap, a estratégia é positiva para impulsionar o alcance do produto.

- Este tipo de negócio é muito interessante para os investidores, as marcas alcançam um potencial enorme de engajamento com a população local, é uma forma de aproximar os clubes. As empresas estão cada dia mais engajadas, este tipo de negócio é importante para diminuir qualquer possibilidade de rejeição e criar laços com o público-alvo - avalia Renê.

Na produção dos produtos oficiais, a dupla trabalha com fornecedores próprios de materiais esportivos. O Fortaleza foi um dos primeiros a investir no setor, com a criação da marca 'Leão 1918’. Já a linha do Ceará é produzida pela ‘Vozão’, a parceria profissional possibilitou uma aproximação com o torcedor e uma maior identidade com os produtos criados.

- O torcedor ama o clube e cria um vínculo com a marca por ser algo próprio, mas é essencial manter a qualidade, são clientes e devemos fazer da forma correta. Além disso, o projeto nos possibilitou uma liberdade muito maior para montar calendário de lançamentos, atender as demandas e planejar algo mais imediato quando necessário - declarou Paz.

Com experiência no futebol local, Marcelo Segurado, executivo de futebol, relembra a passagem pelo Ceará e a surpresa com a estrutura do clube.

- Na minha passagem pelo Ceará, conheci o projeto e senti que o potencial para uma reconstrução era enorme. Logo na primeira temporada, conquistamos o acesso para a Série A, encerrando um longo jejum que incomodava a torcida. A instituição possui uma estrutura completa, é bem administrada e consegue almejar grandes objetivos - disse Marcelo Segurado.