Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Terá um final feliz? Renato Gaúcho tem relação de amor e ódio com os torcedores do Flamengo; entenda

Gol de barriga, vaias, respostas negativas e sonho de treinar o Flamengo: namoro entre técnico e clube carioca já se arrasta há alguns anos. Sem Ceni, Renato terá nova chance

Na semifinal da Libertadores 2019, Renato Gaúcho viu o Flamengo de Jesus golear no Maracanã (AFP)
Escrito por

Amor e ódio. É assim que vive a relação de grande parte dos torcedores do Flamengo com o ex-jogador Renato Gaúcho. O ex-técnico do Grêmio já somou desacordos com os rubro-negros, já marcou gol decisivo em final de campeonato, mas também levantou caneco vestindo vermelho e preto e ostenta o Flamengo como o segundo clube onde mais atuou na carreira. Desta vez, será que a relação entre a arquibancada e o cotado para assumir o comando da equipe terá um final feliz?

+ TABELA: Saiba os próximos desafios do Mengão pelo Brasileirão

+ Aplicativo de resultados do LANCE! está disponível na versão iOS

Com a demissão do técnico Rogério Ceni, neste sábado, o Flamengo trabalha para ter um novo nome na comissão técnica entre os próximos dias. Cotado para assumir o cargo, Renato Gaúcho se tornou um dos nomes mais falados no Twitter com a abertura da vaga rubro-negra. Clube e ex-jogador podem concretizar um acordo neste fim de semana. O LANCE! relembra o conturbado relacionamento entre Flamengo e Renato:

SEGUNDO CLUBE ONDE MAIS ATUOU
Além de ser ídolo do Grêmio e ter uma história de amor com o Fluminense, o ex-atacante soma quatro passagens pelo Flamengo - sendo 213 jogos e 68 gols. Em sua toda sua carreira, entre os anos de 1987 e 1998, Renato tem o clube da Gávea como o segundo uniforme que mais representou em campo. Como atleta, ele acabou gerando desgastes.

Renato Gaúcho, com a camisa do Flamengo (Acervo LANCE!)

Além disso, carrega no currículo a Copa União de 1987, sendo campeão brasileiro, e a Copa do Brasil de 1990. Embora os números sejam expressivos, Portaluppi é bem mais idolatrado, por exemplo, nas Laranjeiras, onde jogou 71 jogos, tendo marcado 26 gols e vencido o Carioca de 1995. Exatamente este estadual que marcou Renato por um gol histórico de barriga contra o Rubro-Negro. 

VAIADO NO MARACANÃ E SONHO DE VESTIR RUBRO-NEGRO
Tratado com desprezo por muitos flamenguistas, Renato escutava com frequência vaias nos jogos beneficentes de Zico, no Maracanã, entre 2009 e 2013. Justamente depois de um "Jogo das Estrelas", ele disparou que: "Alguns torcedores não me perdoam por causa do gol de barriga, mas eu tenho um carinho muito grande pela torcida, pelo clube e tenho certeza de que um dia vou trabalhar no Flamengo. Aí a torcida vai estar do meu lado". 

Torcedores do Flamengo não perdoaram Renato após goleada em 2019 (Reprodução)

Além da implicância com o ídolo dos tricolores Grêmio e Fluminense, torcedores do Flamengo carregam um rancor de Renato pelas últimas temporadas. Não era segredo que, desde 2016, quando ele estava sendo vitorioso no Imortal, que é cobiçado pela torcida. Sempre após a demissão de um técnico na Gávea, as redes sociais ardem com pedidos por Renato.

DESENTENDIMENTOS RECENTES
Contudo, Renato negava. Como sair de um Grêmio recém campeão da América? E o preço é até hoje pago. Por exemplo, antes que Abel Braga ou Jorge Jesus assumissem o Flamengo em 2019, nas arquibancadas, gritavam por Renato - que descartava. O ex-jogador chegou a dizer que o acordo chegaria um dia, mas a espera irritou dirigentes e torcedores cariocas. 

Em 2018, disse que só escutaria os dirigentes cariocas após uma final gremista. Durante as campanhas de 2019 e 2020, Renato insistia em provocar os rubro-negros ao dizer que seu Grêmio jogava melhor que o elenco campeão de Jesus. Quando se enfrentaram pela Libertadores, um 5 a 0 em pleno Maracanã colocou um ponto final na cabeça de muitos torcedores: Renato não cabe mais na estrutura vermelha e preta.

FINAL FELIZ?
Para alguns, o Flamengo precisa de um treinador que não seja "boleiro" - estigma criada em cima de Renato - e de preferência um estrangeiro. Na visão de outros, Renato é exatamente o que os torcedores precisam: soberba e habilidade com a dose perfeita dos rubro-negros. Com a saída de Rogério Ceni, o caminho para que o casamento seja concretizado está livre após quase cinco anos.