Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Sufoco’, liberdade de criação e diversão: Villani explica processo de gravação das narrações do FIFA

Ao LANCE!, narrador da 'TV Globo' conta detalhes da missão de dar vida ao game

Gustavo Villani é narrador do jogo desde o FIFA 21 (Foto: Divulgação/Globo e Reprodução da web)
Escrito por

Pelo terceiro ano seguido, Gustavo Villani é responsável por narrar as partidas do FIFA, game de futebol mais jogado do mundo, na versão brasileira. O narrador, que já tinha "gol de videogame" como um de seus bordões marcantes, substituiu Tiago Leifert na edição lançada no final de 2020. Em entrevista ao LANCE!, o locutor da "TV Globo" revelou que a tarefa de gravar as narrações do jogo não foi simples.

- Gravei 66 horas, na primeira edição. Foram 10 meses de sufoco. Depois, só atualizamos. O que não é simples, porque à medida que a tecnologia avança, a capacidade de armazenamento do jogo evolui. Mais trabalho, mais qualidade, ainda bem - contou Villani.

+ Saiba os 30 jogadores mais valiosos do Campeonato Paulista 2023

Guga e o comentarista Caio Ribeiro recebem da produtora do jogo um roteiro com milhares de palavras e frases que deverão ser gravadas, mas também têm liberdade para improvisar e, dessa forma, deixar a transmissão mais autêntica.

- Temos liberdade de criação, improvisamos em cima do roteiro. A equipe da EA Sports decupa nossas transmissões da televisão, então, já recebemos material bem mastigado - disse o locutor.

Narrador de grandes jogos do futebol brasileiro, Villani está acostumado a lidar com as paixões geradas pelo esporte. No FIFA, vê a chance de fazer um trabalho mais leve, sem tanta pressão por parte do público.

- A vida digital é diferente do universo real. Em resumo, no game é só diversão, é minha oportunidade de me inserir no público jovem. Na TV, além de diversão, tem tiro, porrada e bomba dos torcedores apaixonados. São alvos complementares, sou um cara de sorte - afirmou.

Villani em transmissão da Copa do Mundo deste ano (Foto: Reprodução/Globo)

+ João Guilherme explica saída da ESPN e revela por que não narrava jogos do Flamengo no canal

A relação de Villani com o FIFA começou muito antes de 2020. O narrador é um dos milhares de fãs do jogo e não se inspirou no game para criar um dos seus bordões por acaso. Agora, o narrador tenta ensinar o filho a fazer "gols de videogame".

- Eu jogo, sim. E agora estou curtindo a introdução do meu filho de sete anos neste universo, é muito legal! Sempre joguei, mesmo antes de imaginar que seria o narrador do FIFA - revelou.

O FIFA é parte de um portfólio completo de Gustavo Villani. Com passagens por "ESPN" e "Fox Sports", o locutor reforçou a equipe da Globo em 2018, indicado por Galvão Bueno. Ao longo da carreira, o narrador de 41 anos já transmitiu partidas de Copa do Mundo, Libertadores, Brasileirão, Olimpíadas e muitos outros torneios importantes.

*Sob supervisão de Leonardo Martins