Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Senadores veem culpa da Aeronáutica Boliviana em tragédia da Chapecoense

Após depoimento da&nbsp;boliviana Celia Monasterio ao Senado Federal, membros da casa perceberam a&nbsp;Direção-Geral da Aviação Civil da Bolívia como uma das culpadas<br>

Celia Monastario, presa pela Polícia Federal em setembro, em depoimento à CPI da Chapecoense, que investiga o acidente com o vôo LaMia 2933 (Foto: Geraldo Magela / Agência Senado)
Escrito por

Após depoimento da controladora de vôo Celia Monastario à 'CPI da Chapeconese' - que investiga o acidente aéreo do LaMia 2933, o qual vitimou a maior parte da delegação da Chapecoense em 2016 -, senadores perceberam culpa na autuação da Direção-Geral da Aviação Civil da Bolívia (DGAC) na tragédia. 

> Confira a classificação atualizada do Brasileirão 2021 e simule as rodadas!

- Se alguém soubesse ou tivesse comunicado que a apólice estava com problema, não teria acontecido o voo. É evidente que se alguém tivesse comunicado que teria algum problema na apólice, o avião não decolaria - disse o Senador Izalci Lucas (PSDB-DF), relator da CPI, à 'Agência Senado'. 

Celia Monasterio, controladora de vôo que foi presa em setembro, explicou em seu depoimento que ela apenas prestava assessoria à Administração de Aeroportos e Serviços Auxiliares da Navegação Aérea (Aasana). A técnica também afirmou que avisou três vezes ao despachante, ao piloto e à linha área sobre a falta de autonomia do avião. 

- As outras informações sempre são de responsabilidade da linha aérea e do piloto, do despachante que tem essa informação, que tem esse conhecimento da aeronáutica civil. Eu, como funcionária da Aasana, não sou autoridade. Nós, como a Aasana, somos prestadores de serviços de tráfego aéreo. A direção da Aeronáutica é que se tem que seguir; é uma instituição que autoriza, fiscaliza todas as aeronaves e os pilotos despachantes que têm licença. Eles são aqueles que autorizam todos os tipos de voo - esclareceu Celia Monasterio.

+ Pais de alunos bancam ida de inspetor de colégio para final da Libertadores