Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Quero assumir uma equipe quando ela já tiver um projeto bem definido’, diz Rodrigo Santana ao LANCE!

Convidado do 'De Casa Com o LANCE!' desta quarta-feira, treinador reconhece que nova geração tem de lidar com imediatismo e fala sobre seus planos no futebol

'Não adianta ter qualquer tipo de elenco e sonhar com Libertadores', diz Rodrigo Santana (DOUGLAS MAGNO / AFP)
Escrito por

Não faltam desafios para um treinador se firmar na elite do futebol brasileiro. Convidado do "De Casa Com o LANCE!" nesta quarta-feira, Rodrigo Santana detalhou as coisas que tem de superar para conseguir implementar seu estilo de jogo em um clube.

-   O principal desafio é o imediatismo. Por ser jovem, tem de entrar em uma equipe e aplicar o futebol moderno o mais rápido possível. E se o estilo não encaixar da sua forma, não serve, não vale. Mas é muito difícil chegar e buscar uma intensidade que não se encontra em um elenco. Fazer uma linha alta de quatro (jogadores) se a linha é lenta - e frisou:

- Todos têm se atualizar, não só o treinador. Por mais que mudem as adaptações, a forma de treino, o sistema de jogo, a desconfiança também é um obstáculo - completou.

O comandante recordou como encararam sua passagem no Atlético-MG.

- Poucos sabiam que eu tinha oito anos de experiência como treinador profissional, devido ao estar em camadas menores. O fato de eu ter comandado estas equipes contribuiu para melhorar meu trabalho quando tivesse um elenco capaz de ter um cognitivo maior. A equipe que tinha mais média de finalização era a nossa, mas fazia um gol. Fazia a diferença entre os atacantes... - afirmou.

Sem clube desde que foi demitido do Avaí, Rodrigo Santana revelou que vem acompanhando competições nacionais e traçou planos para voltar ao mercado.

- Venho acompanhando as competições, conhecendo a forma das equipes jogarem. Estou aberto ao mercado, mas pretendo colocar um foco maior na volta ao mercado em torno da décima à décima-quinta rodada. O Brasileiro nem começou e a cada rodada vêm caindo dois treinadores neste período pós-pandemia (após o calendário mudar devido à paralisação da pandemia de Covid-19) - e projetou:

- Gostaria de assumir um time que tenha uma meta, um projeto bem definidos. Saber se brigará por Libertadores, Sul-Americana ou para não cair. Não adianta ter qualquer tipo de elenco e sonhar com Libertadores, dirigentes precisam ter conhecimento disto. Estou com bastante cautela para voltar - complementou. 

SOBRE O 'DE CASA COM O LANCE!':

O "De casa com o LANCE!" é um programa apresentado exclusivamente por meio do Instagram do site. No formato home office, nossa equipe irá receber convidados exclusivos de diferentes esferas, como atletas, profissionais e influenciadores digitais, além da participação dos leitores com perguntas ao vivo. Para não ficar de fora, acompanhe o nosso Instagram (@diariolance) e o Twitter (@lancenet).