Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Saiba quem é Renata Silveira, primeira mulher a narrar uma partida de Copa do Mundo na TV aberta no Brasil

Narradora da Globo foi responsável por comandar a transmissão do duelo entre Dinamarca e Tunísia no Mundial do Qatar<br>

Locutora fez história nesta terça-feira (Foto: Reprodução/Instagram)
Escrito por

Além de marcar a estreia do Grupo D na Copa Qatar, o duelo entre Dinamarca e Tunísia ,nesta terça-feira, registrou um fato histórico na TV aberta brasileira: pela primeira vez uma mulher narrou uma partida do Mundial de seleções. Renata Silveira, jornalista do Grupo Globo, foi a responsável pelo ato emblemático.

+ “Um golpe Mundial”: Veja a repercussão da derrota da Argentina na imprensa internacional

A narradora não pode soltar o grito de gol durante a partida, que se tornou o primeiro empate sem gols no Mundial do Qatar. Aos 33 anos, Renata Silveira já possui uma carreira cercada por acontecimentos simbólicos para o jornalismo esportivo. Ela foi a primeira mulher a narrar partidas de futebol no SporTV, canal fechado de esportes do Grupo Globo. Neste ano, a profissional também foi pioneira ao comandar uma partida de um jogo masculino na televisão aberta, no jogo entre Botafogo e Ceilândia, válido pela Copa do Brasil. 

Ela iniciou sua carreira na Rádio Globo, em 2014, durante a Copa do Mundo no Brasil. Após se destacar, a jornalista participou do concurso "Garota da Voz", em 2018, no extinto Fox Sports. Renata saiu vencedora e seguiu no canal até dezembro de 2020, quando foi anunciada pelo Grupo Globo. 

+ Narradora da Globo, Renata Silveira reprova convocação de Daniel Alves: 'Atleta de vestiário'

ALÉM DO MICROFONE

Carioca de nascença, Renata é formada em Educação Física e fez pós-graduação em Jornalismo Esportivo. É casada e tem um filho, Bernardo, de nove anos. A narradora também é bailarina formada e tem a dança como outra paixão. Em sociedade com a irmã, é dona de uma academia de dança no bairro de Bonsucesso, Zona Norte da cidade do Rio.