Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Nos bastidores, tendência é de nova rodada de conversa entre clubes e a Globo pelo pay-per-view do Cariocão

A emissora apresentou uma proposta para TV fechada, no Premiere, que foi recusada em primeiro momento; entenda o que aconteceu desta segunda-feira para cá

Proposta almeja a TV por assinatura e não atinge pacote adquirido pela Record para TV aberta (Arte LANCE!)
Escrito por

A Globo apresentou uma proposta para ampliar o portfólio do Premiere com o objetivo de atrair um público maior de assinantes. O tema fez parte de uma Arbitral da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) realizado nesta segunda-feira. Em um primeiro momento, a proposta da emissora foi recusada pelos clubes por causa de problemas jurídicos e também como parte de uma 'cartada' comum em negociações complexas como essa.​

Pelo lado jurídico, a principal pendência para o acerto é o processo vencido pela Ferj em primeira instância que responde sobre a quebra de contrato entre a emissora e a entidade, durante a pandemia, que tinha validade até 2024. A Globo foi condenada, cabendo recurso, a pagar R$ 156 milhões à Ferj, mas ofereceu 'apenas' R$7 milhões para tentar encerrar o processo.

Nos bastidores, o que se fala é que o valor final dessa compensação deve ser um meio termo para as partes. A emissora tenta um acordo com a entidade também para selar às pazes e voltar a negociar com a Ferj, aproveitando também para ampliar seu portfólio, deixando-o atrativo para o consumidor.

Um acerto para o pay-per-view não gera impacto na RecordTV, que assumiu a transmissão do torneio até 2022 na TV aberta, em negociação que abriu espaço para transmissão nas TVs dos clubes e de assinaturas através do Cariocão TV.

O LANCE! apurou que as negociações provavelmente serão retomadas nas próximas semanas, tendo não somente a próxima rodada, como outras. Uma fonte ouvida afirmou que esse processo faz parte de uma negociação natural onde ambos os lados mostrarão seus pontos de vista, podendo chegar a um acordo ou não.

+ Veja a tabela do Campeonato Brasileiro!

Proposta da Globo
Na mesa de negociação, existe uma predisposição para que a posição da Globo seja considerada relevante, já que se trata de uma empresa com grande poder de captação de assinaturas em seu pay-per-view. E é isso que pode atrair os clubes, incluindo os menores, que sempre visam a maior captação de recursos possíveis para seus cofres.

O L! conversou com uma fonte que revelou que a proposta da Globo visava exclusividade e não tinha um valor fixado, mas sim variado, onde os clubes poderiam ganhar a mais, dependendo da adesão. Essa primeira proposta foi recusada, o que deve gerar uma contraproposta.

Em abril, o L! conversou com Marcelo Campos Pinto, executivo responsável pela empresa Sportsview, que negocia os direitos do Cariocão. Durante o papo, o empresário revelou que o pay-per-view do torneio ultrapassou a barreira de 200 mil assinantes. A empresa identificou que há um público-alvo que pode alcançar 500 mil assinantes, e que esse número pode ser almejado à partir do segundo ano de operação, para o Cariocão 2022.

Com isso em vista, não será fácil para a Globo conseguir um contrato de exclusividade pelo pay-per-view do torneio. Tudo deve depender das próximas ofertas que serão feitas. Se elas cobrirem os custos da operação do atual sistema, sendo vistas como vantajosas pelos clubes e a Ferj, a possibilidade de acordo não está descartada. A tendência é que, para que o negócio seja fechado, ambos os lados devem ceder.