Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ao L!, Nivaldo Prieto não aponta favorito e revela expectativa para narrar sua 7° final de Libertadores: ‘Grande privilégio’

Narrador dos canais Fox Sports falou com exclusividade ao LANCE! e deu detalhes sobre nova cobertura da decisão entre Palmeiras e Santos, no Maracanã

Nivaldo Prieto irá narrar sua sétima final de Copa Libertadores (Foto: Divulgação)
Escrito por

Uma das vozes mais reconhecidas na televisão esportiva brasileira, Nivaldo Prieto já fez de tudo por onde passou. Dos videogames às telas, o narrador de 55 anos é uma das referências da narração no país. Agora, ele embarca ao Rio de Janeiro para narrar sua sétima final de Copa Libertadores na carreira.

Em entrevista exclusiva ao LANCE!, o narrador analisou o aguardado duelo entre os rivais Palmeiras e Santos, que fazem a terceira final entre clubes brasileiros na história da maior competição de clubes do continente. No entanto, para Nivaldo, os fatores que formam o contexto do cenário atual não lhe permite apontar um favorito para a decisão.

+ Confira a tabela do Campeonato Brasileiro e simule as próximas rodadas

- É uma final para todo mundo que trabalha com esporte, sobretudo com esporte, é uma decisão de difícil prognóstico por tudo que a gente vem acompanhando no futebol mundial. A irregularidade das equipes que a gente percebeu no Campeonato Brasileiro principalmente. Até se mantiveram muito bem Palmeiras e Santos na Libertadores, com exceção ao jogo do Palmeiras na volta contra o River Plate na semifinal, mas a gente precisa levar em consideração o estresse físico e mental, e de recuperação de lesões durante o período de Covid. A gente também não tem informações ainda totalmente embasadas com relação ao quanto os atletas se recuperam depois de uma contaminação da Covid-19.

Outra coisa para se levar em consideração para essa decisão é o calor do Maracanã, do Rio de Janeiro, que os times também não viveram na edição inteira da Libertadores. Nós vamos ter um Maracanã com uma temperatura superior a 40°C graus. Quando a gente fala de temperatura e sensação térmica, são coisas diferentes da temperatura que vai se aferir ali no gramado, que vai estar passando de 50 graus. É uma coisa maluca. Vai depender de como cada equipe vai entrar para essa disputa, partindo para cima, conquistando o primeiro tempo ou se poupando, e se vai ter prorrogação. É de uma dificuldade muito grande você apontar quem é o favorito - afirmou.

+ Sergio Ramos perto de definir o seu futuro, Liverpool coloca francês como principal alvo… Veja o Dia do Mercado

O narrador contou sua expectativa para mais uma decisão de Copa Libertadores narrada em sua carreira, sendo a terceira seguida pelos canais Fox Sports. Ele explicou como funciona a preparação para uma decisão deste tipo e como funciona o processo.

- Finais eu narrei seis, essa é a sétima. A primeira foi entre São Paulo e Newell's Old Boys, em 1992, no Morumbi com 109 mil pessoas. Agora é a sétima decisão que eu vou fazer, entre Palmeiras e Santos no Maracanã. A expectativa é positiva, é um grande privilégio. Eu costumo dizer que fazer a final de um torneio, é claro que precisa de muita atenção, concentração e preparo, afinal de contas é o jogo que se prevê a maior audiência. E mesmo que não fosse a maior, é uma exigência muito grande com a relação da responsabilidade daquilo que você vai falar e da forma que você vai analisar o jogo para o telespectador. Agora, fazer uma decisão é muito legal porque o jogo por si só já está carregado de emoção. É olhar e ser sutil. O difícil é narrar o jogo que não vale nada. A decisão é um grande barato que a gente vai se divertir - explicou.

Nivaldo também contou como o Fox Sports está preparando sua cobertura exclusiva na TV à cabo para transmitir mais uma final de Copa Libertadores. Segundo o narrador, o diferencial do canal é o fato de transmitir desde o primeiro jogo da competição até o último.

- Nós vamos para a decisão. O público começa a assistir a Libertadores no Fox Sports, a casa da Libertadores, já no primeiro jogo - antes da fase de grupos. Isso é muito legal numa cobertura, porque a equipe inteira chega preparada para fazer a grande final. Esse é o diferencial do Fox Sports. Nós estamos desde o primeiro dia que a bola rolou. Os jogos do Palmeiras eu transmitir todos, com exceção das semifinais que nós não tivemos direitos. Narrei todos do Santos na fase de grupos. Então chego preparado, a equipe inteira preparada com o DNA do Fox Sports. O quanto a gente se apaixona e trabalha durante o campeonato. O diferencial da nossa cobertura será esse: nós estamos na Libertadores inteira. Mais uma edição, mais uma vez - finalizou.

*Estagiário, sob supervisão de Ricardo Guimarães.