Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Museu de Arte do Rio inaugura rampa de skate para uso público neste sábado

A instalação sonora foi criada pelos artistas Guga Ferraz e Daniel Castanheira especialmente para a exposição “Rua!”, encerrada no último dia 4 de julho

Equipamento fez parte da exposição "Rua!" (Foto: Divulgação/MAR)
Escrito por

A partir do próximo sábado, dia 24 de julho, os skatistas do Rio de Janeiro vão ter um novo espaço para praticar o esporte na cidade. A rampa de skate criada pelos artistas Guga Ferraz e Daniel Castanheira especialmente para a exposição “Rua!” será remontada nos pilotis do Museu de Arte do Rio. A rampa chega ao espaço na mesma semana que começa, em Tokyo, mais uma edição dos Jogos Olímpicos, que pela primeira vez terá o skate entre as modalidades.

+ Veja a tabela da Seleção masculina de futebol em Tóquio!

A mostra coletiva reforçou a vocação do MAR para discutir as questões sociais das cidades e colocou a arte em diálogo com a cultura das ruas através de manifestações culturais urbanas como o grafite e o skate, esporte que em 2021 participa dos Jogos Olímpicos pela primeira vez. Segundo o diretor do museu, Raphael Callou, a rampa nos pilotis representa a abertura do espaço para todos. 

- Rua! é uma exposição que trata exatamente do movimento da cidade e das pessoas. Estamos abrindo o museu gratuitamente para as pessoas estarem nesse espaço conhecendo um recorte da exposição e se socializando novamente. Para isso, vamos seguir todos os protocolos de segurança -  explica.

Inaugurada em janeiro de 2020, “Rua!” reuniu cerca de 80 obras, entre fotografias, vídeos, grafites e esculturas, de artistas integrantes da Coleção MAR, como Carlos Vergara, Evandro Teixeira, Paula Trope, Tiago Sant’Ana e Tia Lúcia, além de trabalhos de cinco grafiteiros convidados: Panmela Castro, Cruz, Rack, Ramo Negro e Coletivo I love MP. A curadoria foi assinada pela equipe do museu, sob a coordenação do curador-chefe, Marcelo Campos.

Um dos grandes destaques de “Rua!”, que saiu de cartaz no último dia 4 de julho, a rampa de skate é uma instalação sonora com nove metros de comprimento acoplada a um sistema de som que amplifica os sons produzidos pelos skatistas. O público poderá utilizar o espaço gratuitamente aos sábados e domingos, das 12h às 17h, mediante a presença do instrutor.

Serão distribuídas 20 pulseiras por dia na bilheteria do museu, que darão direito ao uso da rampa por até 30 minutos. Por conta da pandemia da Covid-19, o espaço está condicionado à lotação, respeitando as regras de distanciamento social recomendadas pelos órgãos de saúde. O uso de máscara é obrigatório.

O Museu de Arte do Rio
Iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro deste ano, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos.

- A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949. O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho - comenta Raphael Callou, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil.

Após o início das atividades em 2021, OEI e Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação. O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor como patrocinadora master e a Bradesco Seguros como patrocinadora, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; e, como copatrocinadora, o grupo PetraGold, por meio de recursos próprios.

A Escola do Olhar conta com o apoio do Itaú Cultural, da Machado Meyer Advogados e do Icatu Seguros via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, é também patrocinada pelo Grupo GPS, RIOgaleão, ICTSI Rio Brasil, ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e HIG Capital. Os recursos de acessibilidade do MAR são patrocinados pelo Instituto Olga Kos. O MAR conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.