Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mário Marra: ‘A Libertadores corre o risco de perder seu encantamento’

Brasileirão pode ter nove vagas para a Libertadores 2022 e 'soberania' nacional no futebol sul-americano preocupa jornalista do Grupo Disney: 'Se torna acessível ao Cuiabá'

Desde 2019, Libertadores tem final com ao menos um clube brasileiro; Mário Marra teme 'hegemonia' (Reprodução)
Escrito por

A possibilidade de que o Campeonato Brasileiro entregue, ao todo, nove vagas para clubes nacionais para a Libertadores virou debate no programa da ESPN Brasil "SportsCenter", neste sábado. Com Palmeiras x Flamengo na final da Copa e Bragantino x Athletico na decisão da Sul-Americana, o Brasil configura para um domínio do futebol regional no continente. É isso que observa o jornalista Mário Marra.

+ Veja a tabela de classificação do Brasileirão Série A

- A Libertadores se torna acessível para um clube que está disputando pela primeira vez a Série A do Brasileirão. Com toda a honra possível, porque o Cuiabá tem conseguido jogar. O Cuiabá, com a informação de que os nove primeiros podem ir à Libertadores, ele diz: "Opa, eu tenho chance de ir nisso aí". Para o torcedor do Cuiabá, é uma coisa maravilhosa. Agora, olha à longo prazo. Olha para daqui a dez anos... A própria Libertadores corre o risco de perder seu encantamento. "Lá vai de novo Flamengo e Palmeiras. Olha lá o Grêmio e São Paulo de novo" - comentou ele.

O debate existe depois que a Conmebol aumentou de quatro para cinco vagas para a Libertadores - além do campeão da Copa do Brasil, que garante presença na competição do ano seguinte. Contudo, como tanto o campeão da Libertadores como o campeão da Sul-Americana ganham outra vaga, as equipes brasileiras podem chegar com nove representantes em 2022.

Isso porque Atlético-MG, Flamengo, Fortaleza e Athletico Paranense disputam a final da Copa do Brasil. Além destes, Palmeiras e Bragantino também estão no topo da tabela de classificação do Brasileirão. Ou seja, mais clubes terão a oportunidade de irem à Libertadores em 2022 caso seis clubes já garantam vaga pelo Brasileirão.

Mário Marra defende que a "soberania nacional" será um problema. Vale lembrar que desde 2019, ao menos um clube brasileiro está na final da Libertadores. Há três anos, o Flamengo venceu  o River Plate. Já em 2020, Palmeiras e Santos disputaram, com vitória alviverde.