Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mais um título? 2019 foi o ano do Flamengo também nas redes sociais

Recorde sem fim: Rubro-Negro bate marca histórica em novembro nas mídias sociais e cresce 1,8 milhão apenas em novembro, volume superior às bases de 28 clubes nacionais

Torcida do Fla lotou os estádios e fez a sua parte na temporada de 2019 (Foto: Paula Reis / Flamengo)
Escrito por

Com o levantamento deste mês, o IBOPE Repucom destaca o crescimento das bases digitais de Flamengo, Corinthians, Vasco, Santos e Palmeiras. Os cinco clubes que mais cresceram no período somaram cerca de 2,2 milhões de seguidores, o que corresponde a 82% do total de novas inscrições nas contas oficiais dos clubes durante o mês de novembro.

Contudo, grande parte deste volume é dedicado à impressionante performance do Flamengo no último mês, quando o clube foi responsável por 66% de todos os 2,7 milhões de novos seguidores de clubes nacionais. Os títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro foram motores para que o Flamengo celebrasse a conquista - inédita entre os clubes de futebol - de mais de 27 milhões de inscrições na somatória de todas as suas redes oficiais.

O clube também foi, pelo décimo primeiro mês consecutivo, líder em crescimento absoluto, batendo o recorde histórico de novos usuários em um único mês. Durante todo o mês de novembro, a equipe somou 1,8 milhão de novas inscrições, batendo e ampliando em 117% o recorde anterior, também do Flamengo, de 828 mil inscritos registrado no mês de outubro/19.

Tal marca é tão expressiva que o volume de novos seguidores obtidos pelo clube carioca apenas em novembro, supera o volume total de seguidores de 28 clubes nacionais, entre os 45 monitorados regularmente neste estudo. Considerando apenas a performance flamenguista de janeiro a novembro de 2019, o clube viu sua rede crescer 28% e superar seu próprio resultado geral de 2018 em mais de 250%.

O rubro-negro também foi líder em crescimento em todas as plataformas. No Instagram foram 1,2 milhão de novas inscrições, no YouTube 270 mil, 180 mil no Twitter e 149 mil em sua página oficial no Facebook.

Veja abaixo o levantamento completo:

Números revelam sobre dados das redes (Foto: IBOPE Repucom)

O Corinthians foi o segundo clube no crescimento geral com 176 mil novos seguidores, 82% proveniente de sua conta oficial no Instagram. Pelo segundo mês consecutivo, o Vasco ficou entre os maiores crescimentos absolutos. Com seu desempenho durante o mês de novembro, o clube obteve o 3º lugar em crescimento mensal, somando 114 mil novos seguidores no período.

O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 45 clubes com o maior número de seguidores do país.