Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Lembra dele? Autor de joelhada que tirou Neymar da Copa, Zúñiga ajuda jovens no futebol colombiano

Ex-lateral é dono de uma escolinha de futebol que ajuda potenciais jovens a ascenderem no futebol

Momento em que Zúñiga lesiona Neymar (Foto: Manu Fernandez / AP)
Escrito por

É provável que Juan Camilo Zúñiga fique eternizado na memória do torcedor brasileiro. Em 4 de julho de 2014, o lateral aposentado acertou o joelho direito nas costas de Neymar e causou uma lesão na terceira vértebra que o tirou da Copa do Mundo sediada no Brasil. Sete anos depois, Zúñiga é dono de um projeto ajuda crianças e adolescentes na Colômbia e projeta jovens talentos no futebol colombiano. A informação é do "ge".
+ Confira a classificação do Campeonato Brasileiro 2021!

Ironicamente, o destino fez que Zúñiga se aposentasse justamente pela sequência de lesões no joelho direito, autor da pancada que fraturou Neymar. Contudo, é fora das quatro linhas que o ex-jogador toca a vida. Dono de uma escolinha em Medellín, ele é responsável por ajudar cerca de 200 crianças e adolescentes na Colômbia. Outro projeto é a Fundação Zúñiga. Fundada em 2011, o instituto participa de campeonatos em Antioquia e fornece moradia e ensino a jovens que querem se tornar jogadores de futebol. Ao "ge", uma das promessas da fundação enaltece o ex-lateral.

- Ele nos apoia muito aqui. Conversa, dá conselhos. Ensina que temos que respeitar os professores, temos que ser humildes e treinar todos os dias como se estivéssemos disputando uma final. Tenho gratidão muito grande por ele. Ele me levou à seleção de Antioquia (departamento onde fica Medellín) e colaborou muito para estar aqui. Se estou no River é por causa dele — contou Samir, promessa de 17 anos que passou pela fundação antes de se apresentar ao River Plate nesta temporada.

Antipático sobre o assunto Neymar, quem comenta o caso é seu fiel escudeiro Alex Romaña, de 39 anos, coordenador da Fundação Zúñiga.

- O que aconteceu com Neymar é coisa do futebol. Fica para trás. Ele é um cara que trabalha muito duro. Chega 6h no campo, vê o treino dos garotos, conversa com os professores, orienta, termina e vai ter reuniões - revelou ao "ge".

Em entrevista a Gol Caracol, da Colômbia, Zúñiga chegou a afirmar que não se arrependia do fatídico lance, mas negou a intenção de machucar Neymar.

- Se ele girasse..., tchau - disse.

Motivo de inspiração para os jovens talentos, o ex-jogador se dedica ao projeto para lapidar um futuro melhor para os garotos colombianos. Daniel Robalo, de 17 anos, meia da Fundação Zúñiga, reafirmou a importância do ex-Atlético Nacional.

- Quando cheguei à fundação ele estava lesionado e vinha fazer sua recuperação aqui. Ele já trouxe Diego Toro (ex-companheiro do Atlético Nacional) para assistir aos jogos e diz sempre que disciplina é muito importante para um esportista. Para mim, é um exemplo de superação. É uma pessoa humilde e com princípios - relatou ao "ge".