Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ao L!, Leandro Assumpção fala sobre adaptação no futebol asiático e diferença com o Brasil

Atacante de 34 anos joga na Tailândia desde 2011 e é um dos estrangeiros com maior destaque no país, já tendo superado a marca de 100 gols na liga tailandesa 

Leandro Assumpção é um dos estrangeiros com mais destaque na Tailândia (Foto: Divulgação)
Escrito por

O futebol é contado com diversas histórias. Existe o glamour dos times grandes e também a luta dos pequenos. O atacante Leandro Assumpção, de 34 anos, é um exemplo de história que precisou buscar o sucesso fora do Brasil. O atleta precisou se adaptar à cultura asiática, mudar o seu estilo de jogo e superar a saudade de casa. 

Há quase dez anos na Tailândia, Leandro se tornou um dos grandes nomes do futebol local. O jogador, que já teve passagem pelo Flamengo e outros clubes do futebol carioca, atualmente defende o Nakhon Ratchasima. Ao todo, ele já marcou mais de 100 gols na Liga Thai ao longo de quase uma década e na última temporada disputou a artilharia, terminando com 15 gols.

- A Tailândia mudou a minha vida. Eu vivia de uma forma bem diferente com o futebol carioca. Mas chegou um momento da minha vida que caiu a ficha que se eu não saísse (do Brasil) a minha carreira não duraria muito. Esse país é maravilhoso e só tenho a agradecer - disse o atacante ao LANCE!

- O brasileiro, quando é jovem, tem o sonho de jogar na Europa. Eu fui muito criticado por sair do Brasil para a Tailândia. Estava vivendo um ciclo vicioso no futebol carioca. Eu precisava tentar uma última cartada e quando apareceu a Tailândia não pensei duas vezes. Estava sem mercado no Brasil e preferi tentar abrir mercado na Ásia. E deu certo - completou o jogador, que revelou que a adaptação foi rápida. 

Uma das dificuldades que os jogadores brasileiros encontram quando deixam o país é a adaptação a outra cultura e outro estilo de jogo. No futebol asiático, Leandro precisou mudar a sua maneira de jogar e se adaptou bem. Há quase uma década na Tailândia, o jogador apontou as diferenças do futebol da Ásia para o Brasil. 

- O futebol asiático é mais dinâmico. Eles gostam muito de correr. Acho que uma das diferenças para o futebol brasileiro é isso, os asiáticos preferem as bolas longas. Quando cheguei aqui, tinha um estilo de jogo mais centralizado, mas tive que me refazer para jogar nas pontas. O futebol tailandês cresceu muito nos últimos anos e se tornou um mercado atrativo - afirmou o jogador, que contou que acompanha o futebol brasileiro mesmo de longe.

- Tenho acompanhado sempre que posso. A gente que está fora do Brasil já se acostumou com o futebol dinâmico, então quando paramos para ver o futebol brasileiro hoje fica muito a desejar. Se comparar o futebol brasileiro do início dos anos 2000, dava gosto de ver os jogos. Hoje não me prende. Assisto, mas não gosto do que vejo pela cadência e falta de dinâmica - completou. 

Na última temporada, Leandro Assumpção anotou 15 gols e ficou quatro gols atrás do artilheiro. No entanto, anotou um gol de bicicleta que repercutiu no mundo inteiro. No lance, o brasileiro dividiu a bola no alto junto com o colega de equipe, e o gol foi chamado de "bicicleta dupla", sendo comparado até com lance do desenho animado "Super Campeões". 

- Nosso pé foi junto na bola. Foi bem legal a repercussão. Até a Fifa publicou o gol. É sempre bom quando nosso nome está em alta. Se eu fizesse aquele gol sozinho, talvez não tivesse a repercussão que deu. Foi meio bizarro porque o movimento foi perfeito. Foi um momento bacana e bem legal - finalizou.