A Justiça de São Paulo arquivou a queixa-crime apresentada por Abel Ferreira contra o jornalista Mauro Cezar Pereira. A decisão foi tomada na última segunda-feira (28) e encerra a ação movida pelo técnico do Palmeiras por calúnia, injúria e difamação, com base em declarações feitas pelo comentarista durante programa na Jovem Pan em junho de 2022. A informação foi dada inicialmente pelo portal "F5".
➡️ Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas
Na ocasião, Mauro Cezar criticou uma fala de Abel após coletiva de imprensa. O treinador havia comentado que jogadores brasileiros precisavam evoluir “a nível de educação, a nível de formação enquanto homens”, e que “às vezes, não têm noção do que estão a fazer”. Em resposta, o jornalista disse que o discurso do técnico português representava uma “visão de colonizador”.
- Então europeu não bebe, não faz bobagem, é todo mundo disciplinado. Eu não gosto quando os portugueses vêm para cá com esse papo furado. Abel fala em tom professoral, como se estivesse ensinando para nós brasileiros como a gente deve se comportar. Não é assim - disse Mauro
Na ação criminal, o técnico alegou que os comentários tinham conotação xenofóbica e pediu a responsabilização do jornalista. A Justiça entendeu que não houve crime nas falas de Mauro Cezar e rejeitou o pedido.
Em decisão anterior na esfera cível, Abel Ferreira também não obteve êxito. O processo não resultou em condenação, mas ainda cabe recurso.
➡️ CBF pode ter ‘aliado’ em negociações com Jorge Jesus
As críticas feitas pelo jornalista ocorreram após entrevista em que Abel comentava o desempenho de Gabriel Veron e citava aspectos comportamentais de atletas brasileiros. O arquivamento da ação encerra o caso na esfera criminal.
- De longe, são os melhores que eu já joguei, mas mentalmente têm muito que evoluir, a nível de educação, a nível de formação enquanto homens. Eles não têm essa formação. Eles, às vezes, não têm noção do que estão a fazer, não tem noção nenhuma e apostar na formação é isto - disse Abel.