Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Globo tentou comprar Copa América, mas ‘litígio’ com a Conmebol após ruptura da Libertadores atrapalhou

Detentora dos direitos, SBT não precisou pagar nada a mais após a mudança da sede da edição deste ano para o Brasil

Conmebol preferiu SBT e canais da Disney para transmitir edição deste ano (Foto: Vladimir Rodas/AFP)
Escrito por

A Globo apresentou proposta para comprar os direitos desta edição da Copa América, mas não teve êxito por causa do 'litígio' na Justiça com a Conmebol após o rompimento do contrato de transmissão da Libertadores. Segundo o 'Uol Esportes', a entidade máxima do futebol sul-americano deu preferência para o SBT por esse motivo, apesar da boa proposta da Globo.

+ Baixe agora o app Resultados Lance! 

O clima nada amistoso entre Globo e Conmebol se tornou mais evidente ainda nesta semana após as duras críticas de funcionários da emissora, como o narrador Luis Roberto, que gerou comentários do presidente Jair Bolsonaro, que apoiou a mudança de sede para o Brasil após a desistência da Argentina e da Colômbia.

Mesmo com esse desentendimento, a Globo fez uma proposta tradicional nos seus moldes, oferecendo jogos na TV aberta e no SporTV. Porém, a Conmebol escolheu o SBT para a TV aberta e os canais ESPN e Fox Sports, da Disney, para a TV Fechada. Falando em SBT, a emissora acabou beneficiada financeiramente com a mudança de sede.

O canal de Silvio Santos não precisará pagar nada a mais do que o acordado anteriormente com a entidade com a migração do torneio. Acontece que a Conmebol costuma cobrar um valor diferenciado para as redes de TV quando os jogos são realizados no país delas. Com a mudança abrupta, a entidade resolveu fazer a 'promoção' e manter os valores, já que uma mudança também poderia gerar uma contestação do SBT às vésperas da competição.