Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Globo diz que críticas de clubes sobre acordo com a TNT são ‘requentadas’

Emissora foi questionada pelo CADE do porquê de ter 'redutores' nos contratos das equipes que tem contratos de TV Fechada com o grupo Turner

(Foto: Reprodução)
Escrito por

O Grupo Globo respondeu ao pedido do Conselho Administrativo Defesa Econômica (CADE) de explicação sobre o porquê do pagamento menor aos clubes que assinaram acordos de transmissão do Brasileirão 2021 com a TNT Sports, nesta segunda-feira (12).

De acordo com a coluna de Gabriel Vaquer, do UOL, a emissora afirmou que as reclamações seriam "requentadas" e já foram investigadas pelo próprio conselho. 

> Confira as classificações atualizadas dos campeonatos estaduais e simule os resultados do seu time!

A investigação do CADE começou após uma reclamação do Bahia, que afirmou receber menos em seu acordo de TV Aberta com a Globo por ter cedido seus direitos no circuito fechado à TNT Sports. O clube considerou esta diferença injusta e o Conselho pediu a emissora que explicasse a prática.  

- A alegação que aparece na Nota de Instauração do Inquérito, por parte do Clube Bahia, é de que o Grupo Globo poderia ter imposto preços diferentes para os clubes que tivessem contratos com outras emissoras ou programadoras, com declaração transcrita do clube de que receberia menos em TV Aberta e PPV da Globo, por ter contrato com a Turner para o mesmo campeonato em TV Fechada - disse a resposta da emissora. 

- Ocorre que, na realidade, se trata de denúncia ou reclamação "requentada" ou "recauchutada", pois assim como a Globo, como mencionado acima, já apresentou esclarecimentos sobre "redutores" ao CADE - complementou a Globo. 

​A emissora afirma que oferece um valor menor para estes clubes pois outros contatos podem "conter prerrogativas que diminuam o valor do produto". Para a Globo, esta diferença iguala os times que assinaram todas as plataformas com ela e os que acordaram com outros canais, diferentemente do alegado pelo Bahia. 

​- Os clubes que celebraram contrato de TV Fechada com a Turner cederam àquela empresa, para aquela mídia específica, mais direitos do que consta dos contratos dos clubes que cederam seus direitos à Globo para aquela mídia. Daí a necessidade dos "redutores" nos contratos: justamente para dar tratamento isonômico aos clubes - concluiu a emissora.