Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil tem 76% de participação nas redes sociais na final da Libertadores

Levantamento do IBOPE Repucom apresenta o impacto da partida entre River Plate e Flamengo pela decisão da competição, que foi realizada pela primeira vez em evento único<br>

Título do Flamengo coloca Brasil como maior participativo nas redes sociais (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)
Escrito por

O final de semana foi atípico para o Flamengo e brasileiros, que movimentaram as redes sociais por conta do título e final da Copa Libertadores no último sábado Segundo levantamento do IBOPE Repucom, dos 4,8 milhões de posts com geolocalização identificável, 90% se concentraram em cinco países de três continentes diferentes. O Brasil registrou massiva participação de 76%, seguido por 7% de comentários com origem na Argentina, 4% nos Estados Unidos, 2% em Portugal e 1,2% na Colômbia.

Durante o jogo, as redes sociais também ficaram movimentadas. Até o término do primeiro tempo da final, considerando apenas os posts com origem nos territórios brasileiro e argentino, 66% tinham sido realizados em solo argentino contra 33% no Brasil, refletindo o fato de que o time argentino ganhava o jogo até então.

A partir do segundo tempo até o final de domingo, a proporção foi de 95% de participação para os posts realizados no Brasil contra apenas 5% em território argentino. Pelo visto, a virada do Flamengo não foi apenas no gramado.

Outro ponto relevante foi a abrangência nacional dos comentários referente à final da Libertadores. Enquanto o estado do Rio de Janeiro contribuiu com 62% dos posts com origem no Brasil, outros 38% tiveram origem nos demais estados da federação, sobretudo no Espírito Santo (6%), São Paulo (5%), Minas Gerais (3,5%) e Distrito Federal (3,2%).

Na semana de divulgação da final da Libertadores até o final da noite do último domingo, foram registrados mais de 12,3 milhões de posts únicos. No dia da decisão, gerou o maior volume de comentários, sobretudo entre 20h e 21h, que concentrou mais de 1 milhão de posts entre comemoração de torcedores e demais repercussões sobre a final.