Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ex-jogador do Botafogo recorda gol ‘batizado’ com nome de música de Rita Lee

Responsável pelo lançamento para o gol de Mendonça, Mirandinha detalha jogada decisiva do clássico diante do Flamengo em 1981

Obra de Rita Lee foi homenageada em gol do Botafogo durante clássico da equipe com o Flamengo (Foto: Divulgação)
Escrito por

Por mais que Rita Lee seja definida como a mais completa tradução de São Paulo, o repertório da cantora ajudou a marcar um clássico carioca. A maneira como o Botafogo eliminou o Flamengo nas quartas de final do Brasileirão de 1981 segue forte entre quem esteve em campo no Maracanã e ajuda a eternizar a obra da Rainha do Rock do Brasil, que nos deixou aos 75 anos.

+ Clubes lamentam morte de Rita Lee, rainha do rock brasileiro

No terceiro e último gol alvinegro na vitória por 3 a 1, o meia Mendonça recebeu a bola, entortou Júnior e chutou na saída do goleiro. O gol ficou eternizado com o nome de "Baila Comigo", música lançada por Rita Lee em seu álbum do ano anterior (no mesmo disco, se destacavam a canção "Lança Perfume" e "Nem Luxo, Nem Lixo"). Ao LANCE!, o atacante Mirandinha recordou o quanto foi significativa aquela vitória.

- Foi um momento inesquecível. Sabíamos que o Flamengo tinha um time fantástico, mas lutamos muito e conseguimos vencer as quartas de final. Tínhamos um time muito batalhador, com o Rocha, Marcelo, Mendonça, Ziza... - disse.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Mirandinha contou uma situação curiosa em relação ao lance do gol decisivo.

- Eu nunca fui de fazer muitos lançamentos, mas vi que o Mendonça estava livre na esquerda. Cruzei e ele fez uma pintura de gol. Foi de uma bela feitura a maneira como ele mandou para a rede. Fomos muito amigos, jogamos juntos também na Portuguesa e no Palmeiras... - disse.

O ex-jogador lembrou-se de como veio o "batismo" do gol de Mendonça.

- Foi a torcida do Botafogo que deu esse apelido curioso de "Baila Comigo". Esse gol foi muito relevante para a gente. É um grande prazer me lembrar disso sempre, pois foi um privilégio fazer parte desse momento - afirmou.

Ao falar sobre o adeus de Rita Lee, Mirandinha também foi categórico.

- É uma tristeza. Uma cantora que nós admirávamos e curtíamos. Ela também contribuiu para marcar a nossa geração - destacou.

Na época do clássico entre Botafogo e Flamengo, "Baila Comigo" também era nome de uma novela exibida na Rede Globo. A atração tinha como música de abertura uma versão instrumental da música de Rita Lee e Roberto de Carvalho, interpretada por Robson Jorge e Lincoln Olivetti.