Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ex-Fluminense faz revelações sobre o tetra em 2012: ‘A gente nem treinava’

Rafael Sóbis disse que o profissionalismo não era o ponto forte do Fluminense em 2012 e admitiu surpresa com resultados positivos

Fluminense de Fred e Rafael Sóbis conquistou o Campeonato Brasileiro de 2012 (Foto: Nelson Perez/Fluminense)
Escrito por

O ex-atacante Rafael Sóbis, tetracampeão do Campeonato Brasileiro, fez algumas revelações sobre os bastidores do quarto título nacional conquistado pelo Fluminense, em 2012. O atleta, que disputou 175 jogos pelo Tricolor, admitiu que a seriedade passava longe do vestiário das Laranjeiras, que não tinha a estrutura necessária para uma equipe de grande porte — o que fazia com que o jogador se surpreendesse com os bons resultados.

+ ATUAÇÕES: Cano volta a ser decisivo e marca os dois gols da vitória do Fluminense pelo Brasileirão

- A gente ganhava tudo, cara. Dava tudo certo. A gente nem treinava direito. Ali, eu comecei a “desistir” um pouco do futebol, porque não tinha lógica. Nas Laranjeiras, a gente treinava e não tinha nem grama. A gente tomava banho de cano. Treinando, passava gambá. O vestiário era desse tamanho (tamanho do estúdio). Imagina com 50 pessoas? - revelou.

+ Fernando Diniz deixa em espera definição sobre renovação no Fluminense. Entenda!

O atleta reconheceu que o ambiente reunia todos os ingredientes para um péssimo ano, mas o impacto dentro de campo foi oposto: o Fluminense foi campeão do Brasileiro com 77 pontos, somando 22 vitórias, 11 empates e apenas cinco derrotas em 38 jogos. Sóbis ainda destacou o poder de fogo do ex-atacante Fred, hoje também aposentado, que terminou aquela competição com 20 gols marcados — e a artilharia isolada.

+ Flamengo, Fluminense e Vasco ganham concorrente na disputa pela concessão do Maracanã

- Tinha tudo para dar errado. A gente jogou em Volta Redonda, porque o Maracanã estava em obras. Então, olha só que louco. Quando você sai do seu estádio, a tendência é o time sentir. O Fred fazia muito gol, a bola batia nele e ia no gol. Foi um ano surreal. Fui muito feliz no Fluminense - afirmou.

+ Fluminense fica a dois triunfos de igualar temporadas com mais vitórias no século XXI

Por fim, o destaque do atacante foi para o técnico Abel Braga. Segundo Sóbis, a presença de diversos "bandidos" — no sentido figurado — dentro do elenco precisava ser gerida, e ninguém melhor do que o experiente treinador para dar conta do recado.

- E o Abel era um gestor absurdo, né? O velho era fenômeno. Porque só tinha bandido naquele time. Bandido no bom sentido, claro. É que no futebol, os fins justificam os meios. Se tu ganha e faz festa, é “uhul, isso aí”. Mas os dirigentes mais raiz, os caras bebiam junto com a gente. A gente fazia churrasco, festa, e o time ganhando, ganhando, ganhando - finalizou.