Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Entenda a dieta adotada por Cristiano Ronaldo para se manter fisicamente aos 36 anos

O português, que estreia pelo Manchester United neste sábado, exclui o consumo de alimentos industrializados 

Cristiano Ronaldo, aos 36 anos (Foto: Reprodução)
Escrito por

O mundo da bola sabe o quão disciplinado é Cristiano Ronaldo. Aos 36 anos, o novo jogador do Manchester United aparenta um físico invejável. E é claro que a boa forma não vem de graça. O jogador já se declarou contra o consumo de batata frita, álcool e cigarro. Inclusive, recentemente, CR7 abalou a economia e as redes sociais justamente por "esconder" a garrafa de Coca-Cola estampada em uma entrevista coletiva. Mas como o português consegue manter um físico tão avantajado para a idade? 

Para compreender a estratégia de Cristiano Ronaldo - que estreia neste sábado pelo Manchester United - o L! conversou com a nutricionista Tatiana Amalfi. Ela conta que CR7 adotou a dieta do mediterrâneo, um plano alimentar baseado no consumo de alimentos frescos e exclusão de industrializados.

+ Confira a classificação do Campeonato Inglês

- A dieta do mediterrâneo é uma dieta que tem como prioridade alimentos frescos, azeite (rico em gorduras boas), frutas, legumes, verduras, carnes brancas (peixe, principalmente), laticínios (leite e queijo) e oleaginosas (castanhas, nozes). Embora a dieta não englobe o consumo de industrializados e embutidos, este estilo de vida não é limitante, podendo e devendo ser adotada por todos - começou.

- Ela pode ser feita por toda a população, já que é composta por alimentos que constituem uma vida saudável, como carnes brancas, gorduras boas e legumes frescos. A dieta do mediterrâneo não é, apenas, uma pequena salada no dia a dia. Ela é baseada em pratos coloridos e variados. Na hora de pensarmos nesta dieta, devemos pensar em um prato com beterraba, cenoura, chuchu, couve, entre outras, e não apenas uma alface e um tomate - completou a nutricionista.

Sobre a dieta, Tatiana Amalfi explica que o consumo de boas gorduras é essencial para o ganho de massa dos atletas de alto rendimento, como Cristiano Ronaldo.

- Pensando nos atletas, é fundamental que ele consuma proteínas adequadas e gorduras boas, como óleo de coco, azeite de oliva, oleaginosas. É extremamente importante para o atleta que ele consuma boas fontes de gordura. Além disso, ele deve consumir adequadamente os antioxidantes, como frutas, legumes e verduras, alimentos fontes de vitaminas e minerais. O leite e seus derivados também são importantes fontes de vitamina A. Um atleta que precisa da sua densidade muscular completa precisa de muito cálcio, também encontrado no leite - pontuou.

- Nesta dieta, temos a exclusão imediata de alimentos industrializados e embutidos, como salsicha e presunto. Esses ingredientes são responsáveis pelo surgimento de cálculos renais e ácido úrico. Quando pensamos em industrializados, como a lasanha pronta, miojo e nuggets, estão fora da dieta. Além disso, a carne vermelha também não está englobada na dieta do mediterrâneo, tendo mais gordura do que a carne branca. Seguindo este estilo de vida, a pessoa tem um ganho imenso na saúde - exclamou a nutricionista. 

Para manter o físico em dia, a especialista afirma que a rotina de exercícios de CR7 são o diferencial do atleta.

- Precisamos pensar que o exercício físico é fundamental. Nem que seja apenas meia hora por dia, é necessário aliar o exercício físico à alimentação. Precisamos, também, excluir todos os alimentos ricos em gordura trans, como biscoitos e bolachas. Tudo o que é pronto, precisamos descartar: é necessário desembalar menos, e descascar mais - concluiu.