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Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 05/02/2022
10:28
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O Conselho Administrativo de Defesa Econômica iniciou a abertura de uma investigação, nesta quinta-feira, em inquérito por uma suposta formação de cartel na venda de direitos de transmissão de eventos de futebol entre 2008 e 2017. As empresas analisadas são conhecidas no mercado e já negociaram com emissoras como Globo, Band e outras gigantes de comunicação esportiva nacional.

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A informação é do portal "Notícias da TV". De acordo com o Cade, as empresas B4 Capital AS, Dentsu, European Broadcaster Union, Infront Sports, MP & Silva, U! Sports GmbH, Telefónica e IMG, assim como 37 pessoas, estão na mira da Justiça por suposto direcionamento de venda de direitos para emissoras por "interesses escusos e práticas anticorrenciais".

Boa parte dos investigados são executivos ou funcionários com passagens pelas empresas. Todos serão intimados para dar explicações em até 30 dias. O Cade afirma que o cartel direcionava especialmente "o mercado o mercado internacional de aquisição de direitos de mídia esportiva e outros direitos associados a eventos esportivos e de fornecimento de serviços relacionados de consultoria ou aconselhamento, com potenciais efeitos no Brasil".

Não foram mencionados emissoras ou eventos na investigação. Porém, o Cade afirma ter indícios de ilegalidades em algumas vendas. Empresas como essas venderam a Copa América (Dentsu) e UFC (IMG) para a Globo, tal como comercializou a internacionalização do Brasileirão (MP & Silva) com o canal. A ESPN, por exemplo, acertou os direitos de transmissão do Campeonato Italiano com a IMG. Já o Campeonato Francês contou com a Infront junto à ESPN.

De acordo com informações iniciais na investigação, há indícios de "prática de conduta anticompetitiva consistentes em coordenar preços e lances de torneios; dividir mercado, por meio de apresentação de propostas de cobertura, abstenções de competir e acordos anticompetitivos para apresentação conjunta de lances".

Supostas bolhas financeiras geralmente cascateiam em aumento de valores das vendas entre as mídias esportivas, além de inflar as bonificações pós-venda de determinados direitos de transmissão. Os próximos 90 dias serão de pesquisa e busca no caso, que será concluído na superintendência-geral do órgão no período (ainda há possibilidade de extensão para mais 60 dias caso necessário).

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