Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Caso Daniel Alves: Renata Mendonça fala em ‘pacto’ entre homens para se protegerem

Para a comentarista do 'SporTV', essa cultura de proteção 'naturaliza' comportamentos abusivos

Renata Mendonça é comentarista esportiva do Grupo Globo (Foto: Reprodução/SporTV)
Escrito por

A comentarista Renata Mendonça, do "SporTV", falou sobre a existência de uma cultura de proteção entre homens que, segundo ela, normaliza casos de abuso como o de Daniel Alves, preso preventivamente por suposta agressão sexual desde a última sexta-feira (20). Durante o podcast "O Assunto", do "G1", a jornalista citou aquilo que chamou de um "pacto" entre pessoas do gênero masculino.

- Os homens têm um pacto entre eles de se proteger. Eles acham esse comportamento normal. E eles seguem reproduzindo - opinou.

+ 10 pontos a serem respondidos no caso Daniel Alves

Para Mendonça, esse "pacto" acaba relativizando casos de violência contra as mulheres.

- Se (algo) acontece, se alguém reclama de um, o outro vem e diz: 'Não... Veja bem. Não é bem assim'. Esse pacto protege muito os homens. E ajudou esses comportamentos a simplesmente serem naturalizados - explicou.

- O estupro, a violência sexual, a violência doméstica, é só o ápice. Mas ela só acontece justamente por essa relação de poder que os homens tentam ter com as mulheres - completou.

+ Caso Daniel Alves: Ana Thaís cobra 'amadurecimento' e critica 'comodismo' dos jornalistas esportivos

Daniel Alves está preso no presídio Brians 2 (Foto: Ulises Ruiz / AFP)

ENTENDA O CASO DANIEL ALVES

Daniel Alves está preso preventivamente na Espanha desde o dia 20 de janeiro. O jogador teria agredido sexualmente a vítima em uma festa no dia 30 de dezembro do ano passado. A Justiça espanhola ordenou a prisão do atleta depois de ouvir depoimentos contraditórios do brasileiro. De acordo com a imprensa espanhola, o ex-Barcelona alegou que teve relações sexuais consensuais com a mulher na última versão do seu relato.