Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cade abre inquérito para investigar Globo, Fox, ESPN e Turner

 Órgão está investigando os principais canais esportivos do Brasil para avaliar se há infrações à ordem econômica com as operadoras de televisão a cabo

Cade investiga canais esportivos por supostas irregularidades em contratos (Foto:Reprodução)
Escrito por

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu um inquérito para investigar as relações dos principais canais esportivos - Globo, ESPN, Fox e Turner) para avaliar se há infrações à ordem econômica nas relações desses produtores de conteúdo esportivo com as operadoras de TV fechada. A informação foi publicada no blog do Rodrigo Mattos, no UOL Esporte.

Segundo o jornalista, o inquérito foi instalado em março de 2019 como consequência de uma investigação sobre a negociação do contrato das emissoras com o Campeonato Brasileiro. Essa apuração relacionada ao Brasileiro foi arquivada, pois o órgão decidiu que a Globo não tratou nehum clube de forma diferenciada. 

Depois dessa investigação, foi perguntado as emissoras esportivas questão relacionadas aos contratos delas com as operadoras de TV a cabo. Entre as perguntas feitas à Globo, estão se a empresa detém ações de operadoras de TV Fechada e se tem influência sobre as decisões tomadas por estas. Vale lembrar que são as operadoras que decidem qual será a remuneração de cada canal, com critérios como audiência e visibilidade. 

A Globo fez uma petição pedindo o arquivamento desta nova investigação do Cade. Ela desqualifica as acusações e diz que se tratam de práticas usuais ao modelo brasileiro de TV. 

- Por todo o exposto nas seções precedentes, não se identificam quaisquer razões fáticas, econômicas ou jurídicas a justificar o presente Inquérito em face do Grupo Globo, o qual se requer lhe seja arquivado de imediato - afirma a Globo no inquérito.

A investigação continua e pode ter novos capítulos nos próximos dias.